Marketing para indústria: razões para investir em uma estratégia digital

Compartilhe esse artigo:

Marketing para indústria - estratégias digitais

Saiba como o marketing para indústria pode ajudar a enfrentar desafios do setor, gerando maior competitividade a partir de estratégias no ambiente online

Maior eficiência, redução nos custos, menos desperdício. São vários os desafios da indústria no pós-pandemia. Para driblar as dificuldades diante da incerteza econômica do país atual, investir no que realmente trará resultado é primordial. No marketing para indústria, estratégias digitais despontam como uma excelente alternativa para se posicionar melhor no mercado.

Além de atrair mais oportunidades de negócios, o marketing digital ajuda no relacionamento e na fidelização dos clientes. Quer entender melhor essas e outras vantagens de uma estratégia digital no marketing para indústria? Então leia este artigo até o final e veja por que investir o quanto antes.

O que você verá

Desafios econômicos da indústria: o marketing pode ajudar?

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 69% das indústrias investiram em 2020, um dos menores percentuais da história. Já no início de 2022, dados da própria CNI apontam que, apesar das oscilações, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) tende a crescer ao longo do ano. A expectativa é de que permaneça acima de sua média histórica de 54,2 pontos.

Uma curiosidade: você sabe onde mais a indústria investiu nos últimos anos? Foi na inovação de processos. O crescimento foi de 33,4%, entre os anos de 2016 e 2019. Pois é! Deixar de lado o tradicionalismo do setor é mesmo fundamental. No marketing, não poderia ser diferente. Apostar em novas estratégias deve ser o foco para encarar os desafios do mercado.

Nesse cenário atual, e cada vez mais, o marketing digital desponta como uma solução que pode trazer vários benefícios a curto e médio prazo para as indústrias:

  • inovar e auxiliar nos processos comerciais;
  • gerar mais oportunidades para o time de vendas;
  • atrair mais rápido os clientes (B2B ou B2C) com anúncios de performance;
  • relacionar e fidelizar clientes com mais facilidade;
  • aumentar o reconhecimento da marca;
  • mensurar o ROI de cada ação;
  • planejar melhor os próximos investimentos na área.

Estruturando vendas e marketing para indústria

Ficou no passado a ideia de que os setores comercial e de marketing pouco se relacionavam. Hoje, as empresas que entendem que os dois precisam interagir em torno dos mesmos objetivos conseguem resultados muito mais satisfatórios. É o chamado vendarketing.

Marketing para indústria - vendas

Uma pesquisa do LinkedIn comprova isso. De acordo com dados da rede social profissional, 94% dos profissionais de vendas considerados “Top-Performer” afirmaram que as oportunidades comerciais repassadas pelas equipes de marketing são de qualidade “boa ou excelente”. Com bons leads, mais fácil fica a conversão em vendas.

Para estruturar as equipes de marketing e vendas na sua indústria, nossa dica é seguir alguns passos importantes. Veja:

  1. Alinhe as metas da empresa de maneira clara para os dois setores.
  2. Defina objetivos concretos e métricas de desempenho para ambos.
  3. Tenha um CRM integrado a uma plataforma de automação de marketing.
  4. Invista em Marketing de Atração para gerar leads de maneira escalável e com qualidade.

Marketing de Atração? Se você nunca ouviu falar nessa estratégia, não se preocupe. A gente te explica agora!

Marketing de Atração: o que é e como trabalhar na indústria

O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, é uma estratégia digital que visa atrair, engajar, se relacionar e, como não poderia faltar, vender bastante! Isso, a partir de um conjunto de ações de marketing digital divididas em quatro etapas:

  1. Atração

Atrair clientes em potencial que estão na internet pesquisando por assuntos relacionados ao segmento de atuação da sua empresa. A intenção é fazer com que conteúdos relevantes gerem o interesse nas pessoas a deixarem um dado de contato (nome e email, por exemplo). Acredite! Se o conteúdo for relevante, as pessoas deixarão os dados e você poderá iniciar um relacionamento com foco final na venda.

  1. Relacionamento

Guiar o lead em sua jornada de compra, com materiais complementares e mais estratégicos. O foco aqui é potencializar o interesse do lead sobre as suas soluções (produtos/serviços) e contornar possíveis objeções de compra.

  1. Venda

Com os leads nutridos pelas ações Inbound, eles chegam a um momento mais propício a comprar. É a hora de enviá-los ao time de vendas, com a abordagem comercial mais propensa à conversão. Segundo dados da Forrester Research, a estratégia Inbound de nutrição de leads pode aumentar em 50% o volume de vendas, a um custo 33% menor.

  1. Análise e otimização

Ao final, é hora de otimizar todos os processos por meio de análises, para maximizar os resultados e identificar possíveis melhorias.

Experiência comprovada no marketing para indústria

Você é gestor de indústria, acredita que é hora de investir para ganhar mais competitividade no mercado e deseja conhecer melhor tudo o que apresentamos aqui? Fale com um dos consultores da RecLead.

Somos uma agência com experiência no marketing para indústria. Confira aqui um CASE DE SUCESSO.

    Receba Noticias e novidades sobre marketing Digital


    Compartilhe esse artigo:
    Tags: , , , ,

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *