O que é conteúdo PLR e como você pode usá-lo em suas estratégias de marketing digital

Compartilhe esse artigo:

Tempo de leitura: 20min

Por acaso você se deparou com o conceito “PLR” ou talvez esteja buscando mais informações sobre esse tema, ou então está começando uma content journey na web e não tem tempo hábil para desenvolver um ótimo conteúdo que a sua marca merece?

Se assim for, se liga nesse post que vamos te esclarecer mais sobre PLR trazendo um guia completo, e mostrar como você pode usá-lo para construir e expandir seu negócio online.

o que é plr

O que você verá

O que significa PLR?

PLR é uma abreviação em inglês das palavras Private Label Rights, que em tradução livre significa: “direitos de marca própria”. Trata-se de um produto que fornece direitos totais ou parciais ao comprador para utilizá-lo como bem entender. Claro, de acordo com os termos e condições de cada criador. Mas, no geral, um produto PLR possibilita ao comprador total personalização dele.

O que é PLR na prática?

Imagine que você é um líder de uma determinada equipe de vendas, tem todos os conhecimentos em técnicas de vendas, abordagem e negociação, inclusive online. Desse modo, você tem a brilhante ideia de repassar seus conhecimentos para sua equipe desempenhar o seu melhor. 

Decide elaborar um curso de vendas, porém, devido à rotina agitada, você nunca encontra tempo suficiente para desenvolver, ou por algum outro motivo, não consegue produzir um material didático suficientemente necessário. 

Agora, imagine por sua vez que um vendedor especialista desenvolveu um super curso de vendas e nesse curso ele imprime todo o seu conhecimento e organiza uma série de informações cadenciadas. Um produto completo e rico em detalhes. 

Em seguida ele decide registrar o curso em formato PLR – Direitos de Marca Própria, e vende para terceiros. Você compra esse produto e, por sua vez, insere sua marca própria, ajusta de acordo com suas necessidades e passa a utilizá-lo dentro da sua organização. Não o bastante, você também resolve revender para outros compradores como se o curso fosse desenvolvido por você.  Sacou o pulo do gato? 

Parece plágio, mas não se engane, há uma diferença notável. Aqui, o criador está vendendo a você o direito de usar o vídeo, artigo ou qualquer outro tipo de conteúdo. 

A maioria dos criadores de PLR concedem a você o direito de editar e renomear o conteúdo ​​como desejar, e vendê-lo como se você fosse o autor. Eles não levarão os créditos por isso, na verdade, a maioria deles ​​proíbem os compradores de vincular seu nome comercial ao revender o produto. Esses termos são descritos no momento da compra. 

licença plr

Licenças PLR

O licenciamento e as tratativas dos produtos PLR ​​diferem um dos outros e é muito importante ler e entender os termos e condições ​​antes de comprar.  

Alguns criadores proíbem os compradores de revender os direitos, enquanto outros exigem que sejam feitas alterações antes que o conteúdo seja vendido novamente. O importante é estar atento às condições impostas e seguir suas diretrizes. 

Outros Tipos de licenças

Produtos PLR são menos restritivos e com maior potencial de personalização. Os direitos de PLR ​​podem variar de fornecedor para fornecedor, mas geralmente você pode recriar e renomear estes produtos. Além deles, temos mais outros tipos de licenças:

RR (resale rights ou direitos de revenda): com direitos de revenda, você pode revender o produto, mas você não pode repassar esse direito para os seus compradores e não é permitida nenhuma mudança no produto;

MRR (master resale rights ou direitos de revenda mestre): o que difere o MRR do RR é que, neste caso, você pode repassar os direitos de revenda para seus compradores;

PUR (personal user rights direitos de uso pessoal): como o nome já diz, permite que você use o conteúdo para fins pessoais, o que significa que você não pode vender ou fazer qualquer outra ação comercial.

Quais os tipos de produtos PLR

Enquanto alguns criadores se concentram exclusivamente em produtos escritos como: artigos, e-books, iscas digitais e sequências de e-mail, outros vendem de tudo, desde vídeos a software e gráficos feitos para você.  

Blog/Artigos PLR

Os artigos são provavelmente o tipo mais “clássico” de PLR. Essas publicações são excelentes para gerar tráfego para um site, manter uma audiência e desenvolver sua autoridade online.  

Mas cuidado! Artigos de PLR ​​de baixa qualidade são famosos por serem doados ou vendidos por quase nada em grandes quantidades. Eles não entregarão um conteúdo satisfatório para sua audiência, bem como trarão sérios problemas de duplicidade para o seu site. O barato que sai muito, mas muito caro para você. 

Invista em criadores de artigos genuínos e qualificados, que utilizam técnicas de SEO, storytelling, copywriting e, no geral, focados em content experience. 

Os artigos de PLR ​​são partes de conteúdo, geralmente de 300 a 2.000 palavras. Eles vêm com uma licença de direitos PLR ou private label, e essas licenças têm termos específicos. Os artigos vêm em formato Word, mas podem variar dependendo da aplicação final. 

Na Reclead, trabalhamos apenas para empresas e os conteúdos são todos genuínos. A venda para terceiros fica por sua conta e risco, afinal, se você fornece o seu conteúdo para o seu concorrente, você e ele estarão em sérios apuros. 

 

E-books PLR

Ebooks são um dos tipos mais comuns e úteis de produtos PLR. Você pode usá-los como uma oferta de alto valor ou pode reescrevê-los para criar rapidamente um livro inteiro ao seu jeito. Como o planejamento e a escrita são as duas partes mais demoradas do desenvolvimento de um livro, o PLR pode economizar muito tempo e digitação. 

Os e-Books geralmente vêm como um arquivo PDF e um arquivo DOCX para facilitar a edição. Se você tiver permissão para modificar a capa, ela também poderá incluir um arquivo de origem PSD ou AI. 

Vídeos PLR

Os vídeos PLR ​​geralmente são entregues como cursos inteiros que você pode consumir, recriar ou enviar diretamente para uma plataforma como o Youtube, por exemplo. Assim como os artigos, os vídeos também podem ser uma grande fonte de inspiração e educação. Não gosta de ler? Basta pegar um curso em vídeo sobre o tópico que você deseja se aprofundar e reproduzi-lo na velocidade de 1,25x enquanto relaxa. 😊 

Os cursos em vídeo geralmente são ministrados da mesma forma que os outros produtos, em arquivos ZIP baixados do site. No caso de arquivos pesados, você pode precisar de um gerenciador de downloads para ajudar seu navegador a lidar com a transferência.  

Software PLR

Existem vários softwares PLR disponíveis no mercado, muitos deles são extremamente eficientes no que se comprometem a fazer e outros nem tanto. Há uma tonelada de plugins para CMSs que salvam a vida de qualquer um em minutos, construtores de aplicativos que permitem construir um App em pouco tempo e com baixo investimento, porém, com suas limitações.  

Redes Sociais PLR

Nada mais frustrante do que olhar as redes sociais da concorrência e perceber como ela está bem “florida” e a sua não sai do 0 x 0. Hoje em dia não dá para ficar de fora das redes e, pensando nisso, comprar publicações para as redes sociais é uma ótima alternativa para mantê-las alimentadas. Claro, contratar uma empresa para gerenciar também é importante, mas o foco aqui é simplificar. 

Uma publicação social é composta por gráfico e texto. Ao adquirir esse produto, você recebe tudo em um pacote totalmente editável onde você pode customizar ou já publicar em suas redes sociais. 

PLR em estratégias de Marketing Digital

Após entendermos bem como funciona os produtos com licença PLR, fica mais fácil pensar como podemos aplicá-los no dia a dia, certo? 

Ok, supondo que você ficou com dúvidas e não sabe por onde começar, sem estresse, vamos juntos elaborar uma campanha de marketing digital para o seu negócio utilizando todos os produtos PLR. 

Uma publicação social é composta por gráfico e texto. Ao adquirir esse produto, você recebe tudo em um pacote totalmente editável onde você pode customizar ou já publicar em suas redes sociais. 

Produto PLR

Planejamento

Eu diria que a parte mais difícil de uma campanha de marketing digital é o planejamento, aliás, conforme Henry Ford: pensar é o trabalho mais difícil que existe, concorda? É aqui que você define diversas etapas: persona, SEO, comunicação, jornada de compra e mais. Só nessa seção já vale uma publicação inteira dedicada. Então vamos partir do ponto que você já passou pela etapa de criação de personas e já avançou nas demais etapas. 

Vamos imaginar que o produto que você está vendendo é um tênis de corrida, certo? Sabe aqueles tênis sob medida? Que é feito de acordo com o seu jeito de andar e tal? Pronto, esse é o nosso produto. 

Ficou definido (lá na etapa do planejamento) o que será necessário para começar nossa estratégia, conforme nossa persona: 

  • Publicações no blog; 
  • Publicações nas redes sociais; 
  • Landing page; 
  • Ads; 
  • E-mail Marketing. 

E-mail Marketing PLR

Vamos começar com e-mail marketing. Supondo que você tem as ferramentas necessárias (se você não conhece essas ferramentas e quer saber mais sobre, deixa aqui nos comentários que vamos te ajudar com isso, ok?) você precisa juntar sua base de contatos, que estão de acordo com a LGPD e vai precisar fazer 4 disparos. 

Cada disparo será para cada publicação do blog. É uma chamada para seus clientes acessarem o blog, gerando tráfego e se familiarizando com o produto.  

Então entra no seu saldo 4 conteúdos de e-mail marketing PLR para serem comprados. Lembrando que não é uma estratégia única de e-mail marketing, ele está como um apoio no primeiro momento. 

Publicações no Blog PLR

Após a primeira etapa do planejamento, identificamos que serão necessárias boas publicações no blog para ganhar primeiras posições e gerar mais tráfego. Para não nos alongarmos muito neste contexto, vamos simplificar e começar com 4 publicações no mês, ok? 

Esses artigos serão construídos de acordo com a persona e uma jornada de compra válida. Então, como se trata de um tênis personalizado, vamos abordar as dores de quem utiliza tênis comuns e tem problemas de dores nos calcanhares, metatarsalgia, tendinite entre outros. Depois apresentaremos a solução (o produto). 

Então entra na contabilidade 4 artigos PLR de 2000 palavras a serem comprados. 

ADS PLR

Precisaremos de tráfego instantâneo e para isso vamos utilizar a compra de mídia. Vamos divulgar o blog em sites parceiros utilizando Native ADS. 

Esse tipo de anúncio é muito legal para chamar tráfego, pois eles se mesclam com as notícias de outros blogs, dando a impressão que é mais uma publicação do que um anúncio. 

Em seguida vamos fazer anúncios no Google para as pessoas que já estão na fase de compra, ou seja, já têm consciência do problema e estão buscando a solução. Para isso, precisaremos de uma boa e velha Landing Page (página de aterrisagem), sabe aquelas páginas com uma oferta imperdível? É disso que estamos falando. 

Mais uma vês vamos computar 2 anúncios: 1 levando para o blog e outro para Landing Page. Logo, iremos precisar de 2 anúncios matadores (copywriting) e 1 peça gráfica para o anúncio de display no google. 

Landing Page ou Página de Oferta PLR

Como foi visto acima, vamos precisar de uma Landing Page. Nesse caso, o mercado disponibiliza diversas ferramentas para criar uma dessas páginas. Como somos parceiros RD Station, vamos utilizar um plano “bemmmm baratinho” apenas para utilizar a LP e, aproveitando, já fica a dica para os disparos do e-mail marketing citados no começo deste artigo. 

O conteúdo dessa LP deve ser bem persuasivo, então mais técnicas de copywriting devem ser empregadas, além de SEO para gerar tráfego gratuito. Contabilize mais um conteúdo para sua LP.

Publicações PLR nas Redes Sociais

A boa e velha rede social que vai nos ajudar e muito ao longo da jornada. 

Ela atuará como um impulsionador na geração de leads, no aperfeiçoamento da persona, na comunicação e muito mais. Porém, vamos se ater apenas à campanha. Vamos fazer 4 CTAs, 1 para cada publicação no blog, que serão publicadas em tempos específicos. Vamos precisar de um anúncio, mas nesse primeiro momento não vamos impulsioná-lo, iremos apenas deixá-lo fixo na rede. 

Logo, some aí 5 textos + 5 cards (gráfico) para as redes sociais. 

Então, quantos produtos PLR vou comprar?

E aí, lembra de quantos produtos PLR você vai precisar? Se não, tá de boa, vamos destrinchar aqui: 

  • 4 E-mails bem elaborados + Imagem;
  • 4 artigos para o blog + imagem;
  • 2 anúncios matadores + 1 imagem;
  • 1 conteúdo persuasivo para nossa página de oferta;
  • 5 conteúdos/textos + 5 cards (artes) para as redes sociais.

Agora, basta procurar pelos fornecedores desses produtos e solicitar a elaboração.  

Conclusão

Vender na web exige qualificações e entendimento de diversos mecanismos. Além do mais, a boa e velha persuasão em vendas deve ser tratada com seriedade e desenvolvida tecnicamente. Tudo isso precisa de tempo e perícia para desenvolver e executar. Comprar produtos PLR, com toda certeza do mundo, vai te poupar tempo e trazer maiores benefícios. 

No entanto, com uma execução orquestrada, uma agência se comporta melhor, uma vez que tudo fica centralizado: produção, execução e acompanhamento. 

    Receba Noticias e novidades sobre marketing Digital


    Compartilhe esse artigo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *