Calendário editorial: o que publicar no blog da minha empresa?

Compartilhe esse artigo:

como trabalhar no blog da minha empresa

Com uma estratégia bem elaborada, o blog pode ser um dos principais canais para atrair uma grande quantidade de clientes em potencial

Um blog institucional é um excelente canal para trazer mais tráfego para um website e atrair audiência fiel para as empresas. Contudo, sem uma boa gestão, o esforço para manter o blog atualizado pode contribuir muito pouco ou nada para a estratégia de marketing.

Para evitar perder tempo ou publicar conteúdo pouco relevante no blog da sua empresa, saiba a importância de elaborar um calendário editorial.

O que é e para que serve um calendário editorial?

Um calendário editorial para um blog institucional é uma ferramenta de planejamento que ajuda a equipe responsável pelo blog a organizar e programar as postagens com antecedência. Esse calendário geralmente inclui informações básicas como, por exemplo:

  • temas e razões das publicações;
  • datas das publicações;
  • categorias;
  • persona a ser focada;
  • palavras-chave;
  • informações gerais para auxiliar a produção dos conteúdos.

O principal objetivo do calendário editorial é garantir a consistência na publicação de conteúdo no blog, além de permitir que a equipe planeje e crie conteúdo estrategicamente.

Com um calendário editorial bem elaborado, é possível evitar períodos de inatividade, garantir a diversidade de conteúdo e manter os leitores engajados e informados sobre as novidades relacionadas à empresa ou ao setor em que ela atua.

Confira 5 razões para montar um calendário editorial

  1. Planejamento alinhado a objetivos: com um calendário editorial, você pode planejar o conteúdo do seu blog com antecedência, permitindo que você alinhe suas postagens com seus objetivos de negócios e estratégias de marketing.
  2. Consistência: um calendário editorial ajuda a manter uma programação consistente de postagens no blog, o que é vital para manter e aumentar a audiência do seu blog. Os leitores saberão quando esperar novos conteúdos e voltarão regularmente para conferir.
  3. Otimização de SEO: ao planejar o conteúdo do seu blog com antecedência, você pode abordar palavras-chave específicas e garantir que seu conteúdo seja otimizado com técnicas de SEO, o que melhora o ranqueamento das publicações nos mecanismos de busca.
  4. Maior eficiência: um calendário editorial ajuda a gerenciar melhor o tempo e os recursos de sua equipe, permitindo que você planeje, produza e otimize conteúdo com antecedência. Isso ajuda a evitar a sobrecarga de trabalho e permite que sua equipe trabalhe de forma mais eficiente.
  5. Melhoria na qualidade: ao planejar com antecedência, há mais tempo para criação autêntica de conteúdo. A autenticidade ajuda a aumentar o engajamento do leitor e construir uma audiência fiel ao seu blog.

Faça o blog da sua empresa ser relevante

O calendário editorial não será uma fórmula mágica para o sucesso do blog institucional da sua empresa. Mas, será uma ferramenta fundamental para ajudar você a planejar, organizar e criar conteúdo de qualidade para o seu blog.

Antes de tudo, analise seu público e crie uma ou mais personas para entender suas necessidades, desejos e interesses. Isso ajuda a orientar o conteúdo do seu blog e garante que você esteja criando um conteúdo que seja relevante e útil para seus leitores. Além disso, monitore o desempenho das suas postagens e ajuste o calendário editorial conforme necessário.

Precisa de auxílio? Fale com um de nossos consultores pelo WhatsApp


Compartilhe esse artigo:
Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *