Saiba agora o que realmente é Email Marketing, utilizado por grandes empresas de maneira estratégica e eficiente
Você sabia que o email é uma ferramenta digital lançada ainda nos anos de 1970? De lá para cá, o número de usuários desse meio de comunicação só cresce a cada ano. Para você ter uma ideia, hoje, mais de um terço da população mundial utiliza email cotidianamente. Embora tão disseminada, muitos gestores de empresas ainda carregam mitos sobre o que é Email Marketing e se vale a pena ou não utilizar.
Bem, de acordo com levantamento da plataforma líder em gerenciamento de dados de negócios Statista, a receita global gerada via Email Marketing foi de cerca de 7,5 bilhões de dólares em 2020. Caso ainda tenha dúvidas sobre o potencial do email para os negócios, confira nosso conteúdo a seguir.
O que você verá
O que é Email Marketing e o que é Spam
Antes de tudo, tenha em mente que o Email Marketing engloba uma série de tipos de comunicação diferentes. Posso enviar ofertas e promoções? Sim! É uma excelente ferramenta para envio desses anúncios. Mas, saiba de antemão, o que é Email Marketing poderoso:
Email Marketing deve ser o máximo personalizado possível, para uma lista de contatos pré-dispostos a recebê-lo
Ou seja, sua empresa até pode disparar emails com ofertas e promoções, mas atente para os seguintes detalhes:
- nunca compre listas de emails aleatórios;
- procure estabelecer uma comunicação prévia com os contatos;
- conteúdos primários devem focar no relacionamento e em criar alguma expectativa;
- busque uma cadência de emails que conduza os contatos a não resistirem à sua oferta final.
Por que você deve ter esses cuidados ao disparar seus Email Marketing? São, pelo menos, três as razões:
- Todos nós estamos exaustos de receber propaganda.
- A comunicação aliada à Jornada do Consumidor gera muito mais resultados.
- As plataformas de email podem identificar o envio de promoções aleatórias como spam e suspender/bloquear sua conta.
P.S. Spams são aqueles emails enviados tipo mala direta que, por todos nós detestarem, as plataformas de disparo de email já reconhecem automaticamente e penalizam quem o pratica.
Ferramentas de Email Marketing para potencializar a eficácia
Agora que você já sabe o que é Email Marketing na forma mais eficientemente utilizado por empresas, confira algumas dicas de ferramentas específicas para disparar e acompanhar o desempenho dos emails:
Disparos e acompanhamento simples
- Mailchimp: é a plataforma gratuita de disparos de Email Marketing mais utilizada no mundo. Ao contratar um plano, você tem acesso a outros recursos de análises.
Análise e automação de emails
- RD Station: é considerada hoje a plataforma mais completa de automação de marketing do Brasil. Com ela, você poderá conduzir uma Jornada do Consumidor muito mais robusta, automatizada e com análise de dados.
Alguma dúvida sobre o que é Email Marketing?
Aqui em nosso blog você pode conferir um artigo completo sobre como trabalhar bem a ferramenta Email Marketing. Com certeza, sua estratégia de marketing digital ficará bem mais robusta após a leitura. Caso tenha dúvidas sobre como elaborar as campanhas, nossos consultores estarão à sua disposição!