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Criação de Personas: como coletar dados para ações Inbound Marketing

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Criação de Personas - como coletar dados para ações de Inbound Marketing

O primeiro passo antes de iniciar o desenvolvimento de uma estratégia de Inbound Marketing deve ser bastante criteriosa. Conheça as melhores práticas de coleta de dados para a criação de personas!

A criação de personas é uma das ferramentas mais interessantes e importantes das estratégias de Inbound Marketing. Se você não conhece, essa é uma representação semifictícia do cliente, baseada em dados reais. O objetivo é permitir uma conversa mais direta e íntima, abordando suas dores de forma mais específica.

Porém, é comum ter uma certa dúvida: de onde saem os dados necessários para a criação da persona? Se a assertividade dela é justamente graças a ser baseada em dados reais, é preciso coletá-los, antes de mais nada. Então, continue lendo nosso blog post e descubra como coletar dados para criação de personas que vão otimizar suas ações de Inbound Marketing.

Quais são os dados que você deve coletar na criação de personas?

Primeiro, existem diversos dados que você pode, e deve, coletar para ajudar a conhecer sua persona. Entre os principais estão:

  • idade;
  • cargo;
  • hábitos;
  • dores:
  • frustrações, pessoas e profissionais;
  • hobbies;
  • estilo de vida;
  • crenças;
  • desafios;
  • hábitos de compra;
  • mídias preferidas;
  • onde buscam informação;
  • quem influencia;
  • e outros.

Alguns deles são relativamente simples de pesquisar. Idade e cargo, por exemplo, são informações que você pode conseguir da sua própria base de clientes já existentes. Afinal, não existe melhor fonte de informações sobre o seu público ideal do que aqueles que já compraram de você.

Porém, como você vai encontrar as respostas para questões mais complexas, como as dores e frustrações? Existem algumas formas de fazer isso.

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Como coletar informações para a criação de personas?

Faça entrevistas com seus clientes ideais

Simplesmente perguntar é a melhor forma de obter essas respostas. Mas, para quem você pergunta? Em primeiro lugar, é preciso destacar que você dificilmente terá uma única persona. Dependendo do seu produto ou serviço, você pode ter várias e é por isso que esses questionários são tão importantes. É possível descobrir personas que você não imaginava que existiam.

Faça uma pesquisa de NPS para encontrar seus clientes mais leais

Para ajudar você a ter uma prioridade nas suas entrevistas, uma boa ideia é fazer uma pesquisa de NPS. O Net Promoter Score ajuda você a conhecer quem é promotor da sua marca, ou seja, quem comprou os produtos e gostou bastante. É esse tipo de pessoa que você quer trazer.

Expandindo um pouco mais, você pode abordar pessoas que consomem muito seu produto. Isso é bem óbvio, pois você quer atrair pessoas que também comprarão bastante. É uma forma de complementar o passo anterior, pois você pode encontrar novas personas. Elas compram seu produto, mas não se sentem totalmente atendidas pela sua marca.

Considere uma netnografia

Você também pode fazer uma netnografia. Esse é um processo interessante, que visa procurar na internet ambientes virtuais que sua persona frequenta, podendo ser blogs, páginas de redes sociais, comunidades e diversos outros. Existem ótimos cases, como o da L’Oreal, de empresas que usaram essa estratégia para conhecer melhor o público.

Nesse processo, você também vai olhar para as suas próprias redes sociais e blogs, evidentemente. Repare nas pessoas que mais tem interação com sua marca e os comentários que elas fazem sobre ela.

Analise concorrentes e outras empresas

E não se esqueça de fazer isso com cada um dos concorrentes. Observe seus competidores diretos, as reclamações e elogios que são feitos a eles e como é o perfil das pessoas que interajam com essas marcas.

Além disso, existem outras empresas que você acredita que seu cliente gosta? Mesmo que elas não tenham ligação direta com seu produto, podem também ser uma forma de coletar informação importante sobre as personas.

Por fim, pode ser que sua empresa ou seu produto seja totalmente novo. Ou seja, você não tem nenhum caminho para conseguir as informações que precisa. Nesse caso, comece pequeno e se inspire em pessoas que você conhece que se encaixam no perfil. Pergunte para familiares, amigos e pessoas mais próximas em geral que você imagina que tem a ver com o produto ou serviço.

É importante entender que a persona sempre evolui. Conforme a empresa cresce, você acaba naturalmente tendo um volume maior de informação. Além disso, o público muda e suas demandas também variam. Por fim, o próprio produto muda e você pode pivotar a sua ideia ou buscar um novo nicho de mercado.

O que fazer com as informações coletadas?

O próximo passo também é desafiador. Como perceber os comentários que são valiosos daqueles que não? Felizmente, também existem algumas boas dicas que você pode seguir.

Primeiro, busque tendências. Quanto mais vezes você ouvir determinada informação, maiores são as chances de aquilo ser valioso de verdade. No entanto, mesmo que você ouça uma frase uma única vez e ela chame sua atenção, você pode expandir o escopo e perguntar para outras pessoas o que elas acham disso. É uma forma de ter ideias novas que nem você nem o público conheciam.

Por exemplo, digamos que você é dono de um restaurante e vê um comentário de uma pessoa dizendo que odeia azeitona na pizza. É uma opinião forte e que chama sua atenção. A partir dela, você pode começar a prestar atenção e ver se muitas pessoas também reclamam disso. Ou, se ninguém mais fala, fazer uma pesquisa sobre o que as pessoas acham. Dependendo do caso, você pode incluir uma opção de tirar a azeitona ou é só algo que um único cliente acha. O exemplo é simples, mas a ideia é valiosa.

Por fim, sempre que for entrevistar uma pessoa deixe espaço aberto para uma conversa fluida. Seu objetivo não é apenas coletar dados demográficos da persona, mas conhecê-la a fundo entendendo bem suas dores e problemas de modo a produzir conteúdo e ações que mostrem como seu produto e serviço pode ajudá-la.

Mesmo detalhes que parecem bobos podem ser importantes. Por exemplo, você descobre que sua persona gosta muito de memes. É uma informação que você pode aproveitar para usar nas suas redes sociais, por exemplo, aumentando o tráfego e o engajamento. Não é algo que você vai diretamente perguntar, mas que surge naturalmente ao longo de uma conversa.

Pronto para criar a sua primeira persona e seguir com as ações de Inbound Marketing?

A criação da persona é uma das formas mais interessantes de interagir com o público, pois permite uma comunicação mais íntima e mais direta, fazendo uma enorme diferença nas suas ações de Inbound Marketing. Porém, como você percebeu, é um processo que pode ser bem trabalhoso. Ainda assim, vale muito a pena investir, pois o resultado é muito positivo.

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