O que você verá
Não perca tempo com listas compradas ou sem o consentimento das pessoas. Saiba como gerar leads qualificados e aumente a taxa de conversão em vendas na sua empresa!
O relacionamento com um grande volume de potenciais clientes é uma das maiores aspirações de toda empresa. Afinal, uma pessoa que mantém uma relação com sua marca está muito mais propensa a realizar uma ação de compra. Mas, antes de se iniciar um relacionamento, é preciso saber como gerar leads qualificados.
As chamadas “iscas digitais” são bastante utilizadas nesse contexto, sobretudo nas estratégias de Inbound Marketing. Ter um material rico que seja do interesse da sua persona é uma ótima maneira de convencê-la a fornecer espontaneamente seus dados de contato em troca do material.
Neste artigo, veja exemplos dessas iscas digitais e como gerar leads utilizando-as com estratégia e inteligência.
Você realmente sabe o que são leads?
Pegue seu celular e olhe a lista de contatos: você salvou o nome, telefone e talvez e-mail das pessoas e agora pode se conectar a elas. Isso é um lead. No marketing, as informações mais comuns de um lead são nome e e-mail. Com esses dados, é possível iniciar um contato com seu cliente e começar uma relação com ele.
Isso não significa, no entanto, que você pode simplesmente colocá-lo contra a parede e exigir uma ação de compra. Ao contrário, o “pulo do gato” está em criar um relacionamento em que, diante de um problema, o seu consumidor enxergue na sua empresa uma solução.
Por que saber como gerar leads é importante?
Caso o marketing da sua empresa possua uma lista de contatos comprada – algo usual no passado – ou montada sem o consentimento das pessoas, melhor jogá-la fora. Já está mais do que provado que investir tempo tentando vender dessa maneira traz uma taxa de conversão muito pequena.
Com uma estratégia de marketing digital bem elaborada, o foco deve ser conhecer bem a sua persona, para poder atrair grandes volumes de leads e depois qualifica-los para o momento da venda. Após a atração, é com relacionamento que você irá trabalhar os contatos dentro da jornada de compra, até o momento ideal para a abordagem comercial.
[Dica: Saiba criar personas para estratégias de Inbound Marketing]
Dessa maneira, os leads qualificados e nutridos ao longo da jornada chegarão ao time comercial muito mais propensos a fechar a compra, aumentando sua taxa de conversão em vendas.
4 tipos de materiais para gerar leads qualificados
Ao oferecer um material para o seu cliente, ele faz um pagamento social. Ou seja, ele adquire o material em troca de suas informações de contato. Sabendo da importância dessa estratégia, separamos 4 tipos de materiais para gerar leads qualificados:
1. Ebooks
Como você já estabeleceu para que clientes deseja vender, uma estratégia é oferecer ebooks relacionados a seus interesses. Se eu quero vender mobília, por exemplo, posso oferecer ebooks sobre decoração de interiores.
Lembrando que a ideia não é encher seu lead de informações técnicas, é construir com ele uma relação: o lead que recebeu meu ebook sobre decoração de interiores agora pode relacionar minha marca de móveis à ação de decorar sua casa.
Com o ebook produzido, será necessário atrair a atenção das pessoas para o material., certo? Para isso, primeiro você precisará hospedar o eBook em uma landing page – uma página na web com foco em uma alta taxa de conversão. No caso, a conversão de visitantes em leads.
Com isso pronto e online, você pode divulgar o material por meio das redes sociais, anúncios online etc. As pessoas interessadas farão questão de deixar os dados em um formulário na landing page para baixar o material gratuitamente.
2. Vídeos
A onda de TikTok e Rheels mostra que, cada vez mais, as pessoas consomem materiais em vídeo. Utilizar vídeos pode ajudar a criar autoridade e relevância sobre um assunto.
Se meu serviço é consultoria em algum setor, por exemplo, gerar vídeos de conteúdo podem mostrar o quanto eu sei sobre o assunto e tenho condições de auxiliar meu lead na resolução de seus problemas.
Você pode, então, criar uma série de vídeos sobre uma mesma temática. Dar uma “amostra grátis” sobre o conteúdo é uma boa tática para convencer as pessoas a preencherem um formulário para terem acesso a série de vídeos na íntegra.
3. Infográficos
Infográficos são um ótimo conteúdo visual para atrair a atenção de clientes. Pessoas com pouco tempo podem deixar de lado um email cheio de texto, por exemplo, mas se interessar pelo apelo de um infográfico. Assim como no caso do eBook, o infográfico pode ser hospedado em uma landing page que atraia a curiosidade das pessoas em conhecer os dados do infográfico.
4. Quizz
Essa é uma forma não convencional de conseguir informações sobre o seu lead. Você pode utilizar de criatividade e criar um quizz relacionado ao lead qualificado que você deseja atrair.
Se, por exemplo, minha empresa oferece roupas, eu posso fazer um quizz sobre moda e, ao final, pedir o nome e o e-mail para enviar os resultados. Assim, gero uma lista de contato de pessoas de fato interessadas no meu segmento.
Não perca tempo com leads desqualificados
Um lead qualificado tem muito mais propensão a executar a ação de compra. Quando um visitante deixa o contato no seu site, a forma como você investe na relação com ele é que afeta diretamente essa propensão. Por isso, não deixe de conhecer bem a sua persona, a jornada de compra dela, e tenha um funil de vendas bem elaborado.
Aqui, falamos sobre a fase de atração de leads. Caso você tenha interesse em receber outros materiais e conhecer melhor tudo o que envolve uma estratégia de Inbound Marketing completa, inscreva-se em nossa newsletter abaixo!