O que você verá
Campanhas de vendas online em datas sazonais multiplicam o faturamento de várias empresas ao longo do ano. Confira 4 dicas definitivas para que isso seja uma realidade também na sua empresa!
Quando o objetivo é realizar campanhas de vendas online eficientes, as datas sazonais abrem um leque de oportunidades para negócios de vários segmentos.
A partir da pandemia, a transformação digital tem atuado cada vez mais forte em diversos setores do mercado, e, cada vez mais, as empresas buscam digitalizar seus serviços para conquistar novos públicos nas plataformas digitais.
Com um e-commerce, por exemplo, é possível multiplicar o faturamento em várias datas sazonais espalhadas ao longo do ano. sobretudo com a elaboração de estratégias assertivas e direcionadas a usuários que efetivamente querem comprar de você. Quer saber como? Então, leia o post até o final e confira 4 dicas para campanhas de vendas online em datas sazonais.
1. Ofereça uma excelente experiência de compra durante suas campanhas de vendas online
De nada adianta querer realizar uma quantidade massiva de vendas, se você não priorizar a experiência de compra dos usuários que entram em contato com a sua marca. Para que isso se torne possível, busque realizar pesquisas de mercado, unicamente para entender o comportamento dos consumidores e de públicos que são mais propensos a terem interesse pelos seus produtos ou serviços.
Em outras palavras, pesquisa sobre suas dores, necessidades, comportamentos frente à oscilação de preços e, principalmente, suas objeções.
Com todos esses dados coletados, você passará a entender muito mais sobre a sua persona e conseguirá promover uma excelente experiência de compra a quem entrar em contato com sua marca: seja por meio de um site, blog, página de vendas, vídeos entre outros formatos para captação.
De acordo com dados do Sebrae, 50,9% dos consumidores associam melhor experiência de compra aos melhores serviços online. Assim, algumas ações que sua empresa pode tomar para melhor a experiência de compra são:
- tenha um site responsivo e com informações acessíveis;
- atenda aos consumidores com transparência e proatividade;
- facilite os meios de interação com a sua marca;
- agregue valor ao seu produto ou serviço e cumpra com a expectativa gerada ao entregar.
2. Invista em Inbound Marketing o ano todo
O Inbound Marketing – também chamado de Marketing de Atração – é hoje o método mais eficaz para gerar leads e manter um relacionamento com foco em vendas não imediatas. Conhecer a jornada de compra do seu cliente ideal e saber como relacionar-se com ele é decisivo nessa estratégia.
Tendo isso muito bem estruturado e mantendo as ações de Inbound Marketing ao longo de todo o ano, sua empresa chegará nas principais datas sazonais para o seu nicho com uma base de leads mais propensa para a conversão. Assim, essas datas sazonais poderão servir como o “fim” de um ciclo. Ou seja, o momento de mostrar aos seus leads já trabalhados uma oferta irrecusável.
Não que você precisará esperar por uma data sazonal para fazer uma abordagem comercial aos leads, mas o maior apelo ao consumo dessas datas pode gerar o estímulo que faltava para os leads que ainda não fecharam negócio com a sua empresa. Assim, você verá suas campanhas de vendas online em datas sazonais ter resultados muito mais expressivos.
3. Cuide da sua logística
Antes de tudo, precisamos entender que a logística do comércio virtual precisa ser levada em consideração tanto quanto a logística implantada no comércio tradicional.
Por isso, o controle, execução, armazenamento e o devido transporte precisa ser feito de maneira eficiente, mostrando aos seus clientes o apreço e a qualidade na entrega de produtos.
Redobre a atenção nesse quesito durante as campanhas de vendas online nas datas sazonais. De nada adianta ter um excelente conceito de marca e conseguir atrair diversos públicos, se a sua logística não conseguir dar conta. Seus clientes simplesmente deixarão de comprar da sua empresa em uma próxima oportunidade e você terá que fazer um enorme esforço para estar sempre atraindo novos clientes.
Lembre-se: fidelizar clientes é muito mais barato do que conquistar novos. Por isso, não descuide nunca da sua logística!
4. Promova uma comunicação omnichannel
Em datas sazonais, sabemos que as vendas tendem a aumentar. Sendo assim, para que você consiga se comunicar como uma grande quantidade de clientes, sobretudo quando possuem algumas dúvidas antes de realizar um fechamento de compra — expanda seus canais de comunicação.
Insira um chat no seu site, ofereça meios para que os clientes possam enviar DMs no Instagram e insira um botão para entrar em contato diretamente pelo WhatsApp ou telefones. Quanto mais meios de comunicação sua empresa oferecer ao público, maiores serão as chances do seu negócio gerar maior volume de vendas.
Sua empresa já planeja as próximas campanhas de vendas online em datas sazonais?
Sim! Para ter sucesso em suas campanhas de vendas em datas sazonais, um bom planejamento deverá ser feito com antecedência. Esperar por semanas ou dias antes da data para se mexer fará com que as ações dificilmente gerem resultados satisfatórios e o ROI vá lá para baixo.
Anote as principais datas sazonais para o varejo, mas lembre-se: existem aquelas que são também muito importantes para segmentos mais específicos:
- Natal;
- Black Friday;
- Dia das Mães;
- Semana do Consumidor;
- Dia dos Namorados;
- Dia das Crianças.
Além de planejar, ponha em práticas essas nossas 4 dicas e depois documente todos os resultados em planilhas ao final de cada campanha de vendas online. Depois, não deixe de analisar e comparar o que deu certo ou não para corrigir o que precisa melhorar.
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