O que você verá
Na hora de planejar e executar campanhas, não basta definir métricas e ser criativo. Saiba como a análise de dados no marketing digital pode contribuir como protagonista para o sucesso das suas ações!
O empreendedor brasileiro está cada vez mais consciente da necessidade de investir mais em estratégias robustas no ambiente online. Contudo, a grande maioria ainda deixa de lado um fator muitíssimo importante: a análise de dados no marketing digital.
Isso começa a mudar dentro das empresas, na medida em que seus gestores percebem, portanto, a importância do chamado Marketing Analytics. Algo cada vez mais essencial para todas as estratégias de marketing e vendas, capaz de trazer benefícios como:
- transformar dados em informações relevantes;
- conhecer mais sobre os clientes e melhorar a experiência deles;
- potencializar a relação entre os times de marketing e vendas;
- otimizar o investimento e mudar a estratégia a qualquer momento.
Afinal, como planejar e executar suas ações na internet de maneira eficiente e que atraia mais leads e conversões? Neste artigo, veja como implementar uma cultura voltada para a análise de dados no marketing digital da sua empresa levará os negócios a outro patamar competitivo.
Big Data: uma revolução na análise de dados no marketing digital
Sempre ouvimos dizer que “vivemos na era da informação”, e isso é fato quando falamos de negócios online e do marketing digital. A quantidade de informação gerada no ambiente online é enorme, e essa troca de dados gigante gera muitos dados que podem ser analisados e aplicados em benefício da sua empresa.
Assim, surge o termo Big Data. Para simplificar, este termo se refere à gigantesca quantidade de dados que é gerada e acumulada dia a dia. Sempre que navegamos por websites ou acessamos as redes sociais, por exemplo, deixamos rastros do nosso comportamento, muitos deles valiosos quando compilados e analisados estrategicamente.
Ou seja, para que o Big Data realmente contribua para os negócios, não basta ter os dados, é preciso querer e saber quais analisar, de acordo com os objetivos. Isso, levando em conta a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Assim, podemos entender a análise de dados no marketing digital como o rastreamento, a coleta e a análise de dados para compreender os padrões do mercado e, sobretudo do consumidor, para permitir às empresas maior clareza ao adotar estratégias administrativas e de marketing e tomar melhores decisões.
A escolha de uma ferramenta adequada
Ao falarmos em análise de dados no marketing digital, não podemos deixar de mencionar que isso não será possível sem a adoção de uma boa ferramenta específica para tal finalidade.
Na verdade, um conjunto de ferramentas – até mesmo gratuitas. Caso a pretensão inicial da sua empresa seja a de apenas monitorar o tráfego do website, o Google Analytics é a solução. Ao criar uma conta gratuita e instalar o código de monitoramento no seu site, ele irá rastrear todas as interações dos visitantes.
Seguindo para muito além do básico do Google Analytics, as grandes empresas adotam um Sistema de Informação de Marketing (SIM). Assim, é possível reunir em um mesmo software informações completas e variadas como:
- relatórios de diferentes áreas da empresa;
- informações sobre a concorrência;
- base de dados completa dos clientes;
- dados das campanhas de marketing e publicidade;
- informações globais e específicas de vendas.
No entanto, se o objetivo é apenas fornecer informações específicas para as principais ações online do time de marketing, uma ferramenta de automação pode cumprir seu papel para uma análise satisfatória de dados relevantes.
Aqui na RecLead, somos parceiros da RD Station – principal referência em Inbound Marketing na América Latina. Mas você poderá pesquisar e encontrar outras ferramentas de automação em marketing como, por exemplo, a da HubSpot.
O ideal é que a ferramenta escolhida contenha, além de dados específicos sobre as ações de marketing, outras funcionalidades que facilitem a criação de campanhas e, também, possa ser integrada ao CRM da sua empresa. Afinal, marketing e vendas devem caminhar sempre de mãos dadas.
Quais dados coletar, analisar e como utilizá-los estrategicamente
Como já dissemos, não basta ter uma infinidade de dados gerados pelas interações do público com a sua empresa na rede. É preciso saber quais analisar estrategicamente, de acordo com os objetivos. Por isso, é fundamental conhecer os chamados Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs). Alguns exemplos importantes são:
- tráfego no site/blog;
- origem do tráfego (pesquisa orgânica, anúncio, redes sociais, tráfego direto etc.);
- páginas mais visitadas e taxa de rejeição de cada página do site;
- leads gerados;
- custos por visitante, de aquisição de lead e taxa de conversão.
Por meio da análise desses e de outros KPIs secundários, será possível identificar, por exemplo, quais palavras-chave são mais relevantes para atração da sua persona; como os leads estão se comportando dentro do Funil de Vendas; qual campanha de anúncios foi mais ou menos eficaz; e por aí vai.
Lembrando que todos esses dados devem ser agrupados e servir como insights para suas próximas ações, sejam pontuais ou campanhas sazonais. Esse é o principal benefício da análise de dados no marketing digital: poder acompanhar em tempo real e mudar a estratégia a qualquer momento, com foco em um melhor retorno sobre investimento.
Benefícios da análise de dados no marketing digital
Entender a jornada do seu cliente e atender às suas expectativas têm se tornado mais complicado e a concorrência mais acirrada. Nesse sentido, a análise de dados no marketing digital pode ser o grande aliado estratégico para o seu negócio.
Por meio de métricas e gráficos gerados pela análise de dados, deixando os processos muito mais claros e objetivos, enxergando com mais nitidez aspectos da jornada de compra como:
- meu cliente reage melhor a qual tipo de conteúdo?
- com qual frequência?
- o que gerou engajamento e o que não gerou?
- quais gargalos estão surgindo para uma maior conversão em vendas?
Por tudo isso, a análise de dados é uma tendência evidente que tem se tornado uma prática diária no dia a dia das empresas mais promissoras. Afinal, basear-se em dados reais antes de se adotar qualquer estratégia aumenta muito as chances de sucesso.
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