O que você verá
Diversificar os canais de vendas online é fundamental para se ter uma maior lucratividade. Conheça os canais mais eficientes e saiba como trabalhar em cada um deles para atingir o sucesso nos negócios!
Há vários anos, as vendas online crescem em um ritmo muito mais pujante do que o varejo tradicional no Brasil. Nos próximos anos, por exemplo, o crescimento deve permanecer em uma média anual de 17% no país. Essa é a estimativa da empresa especializada em logística global DHL.
Portanto, caso sua empresa seja iniciante no comércio eletrônico ou ainda planeja entrar nesse mercado, não deixe de ler este artigo. Conheça os principais canais de comunicação e vendas online e saiba como trabalhar em cada um deles com estratégia assertiva.
Vendas Online e a necessidade de ser omnichannel
O consumidor contemporâneo apresenta um novo comportamento que aponta para a necessidade de as empresas serem cada vez mais omnichannel. Ou seja, trabalharem com múltiplos canais – físicos e online – de maneira interligada e complementar. Muitos compradores já possuem, por exemplo, o hábito de comprar online e retirar o produto em loja.
Dentre os principais benefícios de se manter uma presença omnichannel nos negócios, podemos destacar os seguintes:
- atendimento customizável;
- melhor experiência do usuário;
- coleta e análise estratégica de dados;
- maior poder de fidelização.
Nesse sentido, vale destacar ainda a eficácia da chamada comunicação cross-channel. É quando os múltiplos canais se auxiliam entre si, com foco final em uma maior conversão em venda. Certamente, um método bastante vantajoso quando se conhece bem o perfil do cliente e seus principais pontos de contato.
4 principais plataformas de Vendas Online hoje
A pesquisa “O Cenário dos Canais de Venda no Brasil” identificou os canais de vendas online mais utilizados atualmente pelos lojistas no país. O estudo foi realizado pela Jet E-commerce, em parceria com o portal E-commerce Brasil, entre os meses de maio e junho de 2020.
Confira abaixo as 4 plataformas mais utilizadas, suas características e como trabalhar nelas com profissionalismo:
1. E-commerce próprio (62,6%)
Um e-commerce é como ter uma loja própria, sem a necessidade de pagar aluguel a terceiros, aberta 24h por dia nos sete dias da semana. Ao investir em um e-commerce próprio, sua empresa estará totalmente independente e autônoma de outras plataformas existentes para a criação de lojas virtuais.
Afinal, quais as vantagens disso? Alta funcionalidade, desempenho confiável e personalização total são algumas. Mas, sem dúvida, a maior delas é poder desenvolver estratégias de marketing digital muito mais robustas. Com seu site e-commerce, você poderá trabalhar, por exemplo, os seguintes aspectos:
- Otimização SEO: técnicas para conquistar as primeiras posições do Google.
- Blog: uma ótima maneira de atrair mais tráfego qualificado para o site.
- Cadastro de leads: crie formulários para captação de clientes em potencial.
- Database Marketing: colete e analise os dados sobre como os visitantes estão se comportando em seu website.
2. Redes Sociais (51,2%)
Antes utilizadas apenas para fazer a publicidade das marcas, redes sociais como Facebook e Instaram logo deram a possibilidade às empresas de realizarem a integração com lojas virtuais externas. Hoje, elas já podem sem utilizadas para a compra e venda dentro da própria rede social.
Mas, há algo que não pode ser esquecido: as redes sociais são canais voltados primeiramente para o relacionamento. Assim, toda a comunicação deve ser pensada a partir desse viés. Do contrário, é bem possível que seu perfil não tenha crescimento em número de seguidores, engajamento por parte deles, muito menos conversão em vendas.
3. WhatsApp (50,2%)
Instalado em 99% dos smartphones no Brasil, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para uma interação mais direta com os consumidores. Mas, para que ela seja mais eficaz, é preciso ficar atento a algumas práticas:
- Primeiramente, utilize o WhatsApp Business e ative a função catálogo;
- Elabore uma estratégia para captação de contatos;
- Opte por listas de transmissão ao invés de grupos;
- Ofereça conteúdo relevante ao invés de apenas expor produtos;
- Automatize processos e respostas automáticas;
- Tenha um atendimento sempre o mais ágil possível.
4. Marketplaces (43,8%)
Caso sua empresa esteja começando a estruturar a presença online com foco em vendas, um marketplace pode ser bastante útil para escalar o negócio com maior rapidez e ganhar visibilidade. No entanto, antes de aderir a um, procure conhecer toda a política da plataforma e analise se poderá ser realmente vantajoso.
Fazer parte de um marketplace é como expor seus produtos em um shopping virtual, visitado por uma enorme quantidade de pessoas em busca dos mais variados tipos de produtos. Por isso, conhecer bem o perfil do seu cliente é crucial na hora de decidir entrar ou não em determinada plataforma.
Canais de comunicação mais utilizados
Em se tratando de vendas online, a comunicação direta com os clientes tem papel decisivo na hora da conversão. Ainda segundo a pesquisa “O Cenário dos Canais de Venda no Brasil”, os canais mais utilizados atualmente são:
- WhatsApp (82,2%);
- mídias sociais (78,1%);
- e-mail (65%);
- telefone (61,3%);
- chat (37%).
Para conquistar um maior engajamento dos seus clientes com a sua marca, procure trabalhar nos canais de comunicação da maneira mais personalizada e pessoal possível. Você já utiliza todos esses acima citados? E quais são as plataformas de vendas online que estão trazendo mais resultados para a sua empresa hoje?
Caso seu negócio ainda não tenha uma presença omnichannel, espero que este artigo tenha sido interessante e faça você refletir sobre a tomada de novas ações de marketing digital. Aproveite agora para assinar a nossa newsletter e receber nossos materiais em primeira mão!