O que você verá
Do tratamento de dados pessoais ao Marketing de Experiência, veja exemplos de como a transformação digital impacta positivamente no relacionamento entre marcas e consumidores
Entre todas as modificações que o mundo já experimentou, certamente, a transformação digital foi uma das mais revolucionárias e com maior relevância. Trata-se de um verdadeiro processo cultural no qual as pessoas, organizações e múltiplos processos estão totalmente envolvidos com as novas tecnologias, de maneira a depender delas para muito ou quase tudo.
Diante dessa realidade, um novo horizonte de oportunidades se abre para o relacionamento entre marcas e consumidores. Para isso, é preciso pensar “fora da caixa” e compreender como as novas possibilidades tecnológicas podem contribuir para encantar as pessoas.
Veja neste artigo da RecLead como a transformação digital assume um caráter revolucionário no marketing atual, e como a sua empresa pode se beneficiar com ações inovadoras.
A busca pela maturidade digital
Uma pesquisa global da IFS mostrou que gestores preocupados com a instabilidade econômica têm 20% mais chances de aumentar investimentos em transformação digital. Esse comportamento, no entanto, só é visto em empresas com algum nível de maturidade digital. Esse “QI digital” corporativo pode ser dividido em quatro estágios:
- Nascentes: empresas que utilizam dados gerados e mantidos apenas por terceiros, e que geram poucos resultados.
- Emergentes: é quando as empresas começam a realizar campanhas com dados de consumidores gerados pela própria empresa.
- Conectadas: esse grupo de empresas mantém uma integração de dados em múltiplos canais, com uma relação mais clara entre as campanhas e o retorno sobre investimento.
- Multimomento: é o grau mais alto de maturidade digital, com ações otimizadas e personalizadas com base na interação individual de cada cliente, em todos os canais.
Aqui no Brasil, o Google e o Boston Consulting Group realizaram um estudo sobre a maturidade digital das empresas do país. De acordo com a pesquisa, 61% delas ainda estão nos estágios “nascente” ou “emergente”.
Por outro lado, a mesma pesquisa aponta que empresas que atingem o estágio “multimomento” apresentam um aumento em torno de 20% nas receitas e uma redução de até 30% nos custos.
O papel da transformação digital no marketing atual
Seja qual for o segmento de atuação de uma empresa, a tecnologia terá sempre um papel importante. É muito difícil apontar todos os processos que podem ser facilitados por meio dela, mas de maneira geral, é possível destacar algumas possibilidades no relacionamento entre marcas e consumidores. Entre elas:
Business Intelligence
É possível analisar, interpretar e tratar grandes volumes de dados e informações, o que não seria possível por meio de sistemas tradicionais. Assim, as marcas podem conhecer a fundo o perfil dos consumidores, seus comportamentos e expectativas.
Isso permite às empresas terem insights para novos projetos, além de entregar produtos ou serviços com maior percepção de valor para os clientes.
Machine Learning
Com um sistema que identifica padrões de interação e aprende automaticamente, é possível ter estatísticas e gerar previsões em tempo real a cada nova interação de usuários.
Em um ecommerce, por exemplo, isso é bastante útil para personalizar as sugestões de produtos e guiar o consumidor dentro do site de venda. Por meio dessa Inteligência Artificial também é possível entregar os anúncios mais adequados às pessoas certas, no momento mais oportuno. Assim, os dois lados saem ganhando.
Chatbots
No relacionamento entre marcas e consumidores, os chatbots são utilizados para agilizar o atendimento aos clientes por meio de “conversas” automatizadas. Assim, é possível racionalizar o envolvimento de pessoal em tarefas mais complexas, sem deixar de estar disponível para tirar dúvidas ou até mesmo concluir uma venda consultiva online.
Marketing de Experiência
Por meio de apps, tecnologias de realidade aumentada ou mesmo em ações criativas no ponto de venda, em eventos culturais ou promocionais, é possível conquistar e fidelizar clientes a partir de experiências sensoriais e emoções. O chamado Marketing de Experiência visa entregar uma nova proposta de valor aos consumidores.
Omnichannel
O mundo físico e o digital estão cada vez mais fundidos em experiências hibridas de consumo. Atualmente, cerca de 97% dos consumidores pesquisam online antes de comprar na loja física. Seja por meio de múltiplos canais de vendas ou de comunicação, é preciso estar presente até mesmo onde o cliente seja surpreendido, desde que positivamente.
Tecnologias como aliadas de experiências humanizadas
Esses são apenas alguns exemplos de como a transformação digital vem modernizando o relacionamento entre marcas e consumidores, mas existe uma infinidade de possibilidades a serem exploradas, muitas delas acessíveis não apenas às grandes empresas.
Para finalizar, deixamos aqui um paradoxo para você refletir: quanto mais avanços tecnológicos surgirem, mais humanizado e personalizado deve ser o relacionamento entre marcas e consumidores.
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