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A ascensão do mobile marketing para as vendas

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Mobile Marketing - RecLead Blog

O que você verá

50% das vendas online no Brasil já são via dispositivos móveis. Para ter sucesso no mercado hoje, o mobile marketing é essencial!

O smartphone é o principal meio de acesso à internet para 94,6% dos internautas brasileiros, aponta o IBGE.

Um cenário constituído em pouquíssimos anos, a partir da popularização no preço dos aparelhos e da disseminação das redes Wi-Fi. Se para você a pergunta “como vender mais?” anda rondando a cabeça, confira algumas dicas de mobile marketing interessantes para os negócios.

Mobile Marketing e o crescimento nas vendas online

Ainda em 2016, a PayPal divulgou uma pesquisa onde relatava que as vendas em dispositivos móveis representavam apenas um sexto do total no e-commerce nacional. Apesar de um crescimento mais significativo ter iniciado ainda em 2013, havia certas barreiras para a conversão final.

Tamanho da tela, dificuldades para digitar dados e a sensação de insegurança na operação eram entraves à época. Era bastante comum muitos consumidores pesquisarem o que queriam via smartphone, encontrarem, tomarem decisão de compra, mas só finalizarem no desktop.

De lá pra cá, muita coisa mudou: telas touchscreen maiores, sistemas de pagamento seguro. Sem dúvida, tais contribuições técnicas foram decisivas. No entanto, devemos considerar algo ainda mais importante: a boa experiência do usuário/consumidor.

Consumidores mais exigentes

Experiência de compra

Quem está conectado é sempre um consumidor em potencial. E todo consumidor satisfeito em uma primeira experiência tende a comprar novamente da mesma maneira ou no mesmo local. Além disso, comenta sobre a sua satisfação com seus amigos e familiares.

Mobile Marketing - Consumidor

Dessa forma, um produto de qualidade recebido por um consumidor mobile de primeira viagem com certeza será uma experiência comentada por ele a pessoas próximas.

Experiência de navegação mobile

Você navegaria em um site onde as informações na tela do seu smartphone não viessem de forma fácil e intuitiva? A chamada responsividade trata justamente disso: fazer com que um website se adapte automaticamente a todos os formatos de tela (PC, Tablet, Smartphone, SmartTV).

Não é à toa que aqui na RecLead, em todos os projetos de criação de sites, já incluímos otimização on-page e responsividade. Afinal, a agência surgiu em 2015 e pôde acompanhar essa migração de internautas de desktops para o mobile. Sabemos bem como uma boa experiência impacta na atração, relacionamento, conversão e fidelização.

Estratégia Mobile Marketing para aumentar as vendas

Após o engrandecimento do mercado mobile dos últimos anos, nada mais natural que ações de marketing digital específicas fossem criadas. Disputar a atenção do público para necessidades de consumo não é tarefa fácil hoje.

Conteúdos multimídia, sobretudo vídeos com links para uma página de conversão são a bola da vez. Inclusive, estima-se que mais de 70% de todo o conteúdo consumido na internet hoje seja em formato de vídeo. Outras ferramentas são bem interessantes para o momento atual. Dentre elas:

  • QR Code;
  • Anúncios por geolocalização;
  • Conteúdo e links em aplicativos de mensagens;
  • Chatbots.

Sobre os chatbots, muitas possibilidades ainda serão desbravadas. Trata-se de utilizar uma assistência virtual automatizada para responder aos clientes. É provável que, em breve, todo um processo de compra/pós-compra seja conduzido em chatbots sem a ação de vendedores.

Mobile Marketing diante do comportamento do brasileiro

Mobile Marketing - Consumidor Brasileiro

No estudo “Análise do E-commerce no Mundo”, referente ao primeiro trimestre de 2018, vemos alguns dados interessantes. O documento foi produzido pela Criteo S.A., empresa líder em tecnologia para commerce marketing no mundo.

De acordo com o relatório, as transações feitas em dispositivos móveis já correspondiam a 50% de todas as vendas online no Brasil.

“Nosso estudo mais recente mostra mudanças contínuas das compras via desktop para compras mobile, bem como de sites de varejo para aplicativos. O consumidor de hoje está em movimento e pesquisa em várias telas, exigindo uma abordagem coesa orientada por dados para cruzar e influenciar as decisões de compra”, esclarece Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.

Vendas online em apps

Varejistas que possuem aplicativos têm cerca de um terço dos pedidos no ambiente mobile sendo feitos nesses canais. Além disso, a taxa de conversão em apps de compras é três vezes maior que na web mobile.

“Para os varejistas com lojas físicas, a adoção de aplicativos e a melhoria da infraestrutura de dados estão abrindo novos horizontes no marketing omnichannel, com a combinação entre online e off-line em uma jornada de compras ininterrupta e mensurável”, afirma Firmino.

Algumas análises sobre o comportamento do consumidor brasileiro em relação aos dispositivos são:

1. Os consumidores navegam entre dispositivos, browsers e walled gardens, e aos poucos os smartphones têm se tornado o meio preferido para transações.

2. Os consumidores omnichannel geram o maior lifetime value em termos de vendas.

3. Os consumidores estão mais propensos a comprar utilizando aparelhos mobile durante a noite e aos finais de semana.

Conclusão

Como vimos, pensar no ambiente mobile é essencial para quem quer saber como vender mais online. Além disso, combinar ações de marketing on e off-line favorece a conversão nessa jornada de compras do novo consumidor brasileiro. Assim, pense de forma abrangente. Seja omnichannel!

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