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Marketing para negócios locais: como se destacar no Google Maps

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Marketing para negócios locais - Google Maps

O que você verá

Em uma estratégia de marketing para negócios locais, ter uma boa visibilidade no Google Maps é imprescindível. Saiba o que fazer para ganhar relevância na ferramenta e ser encontrado com mais eficiência

Ainda em 2017, pesquisas de consumidores por estabelecimentos próximos já representavam um quinto de todas as buscas feitas no Google. Assim, naquele ano, uma mudança no algoritmo passou a privilegiar os resultados das pesquisas baseadas na geolocalização do usuário. Entender como isso funciona é fundamental em toda estratégia de marketing para negócios locais.

Percebeu que sua empresa não aparece nas pesquisas sobre seu segmento na área onde ela está inserida? Neste artigo da RecLead, iremos abordar as principais ações para que sua empresa conquiste um melhor ranqueamento no Google Maps. Portanto, não deixe de ler o conteúdo até o final e seja encontrado com mais facilidade pelos seus clientes.

Dispositivos móveis, geolocalização e o marketing para negócios locais

O algoritmo de busca local surgiu devido ao grande volume de pesquisas de consumidores por meio de smartphones. Desse modo, além do termo pesquisado, o Google analisa dados sobre onde o usuário está no momento. Hoje em dia, por exemplo, é bastante natural todos nós fazermos pesquisas do tipo:

  • “pizzaria em Boa Viagem Recife”;
  • “hotéis em Ipanema RJ”;
  • “farmácias próximas de mim”.

Para você ter uma ideia, cerca de 50% das pessoas que fazem uma busca de local no smartphone vão ao estabelecimento no mesmo dia, segundo dados do próprio Google.

Portanto, esse modo de pesquisar dos consumidores e o algoritmo de busca local deve ser levado em conta na hora de desenvolver estratégias de marketing para negócios locais. Caso contrário, a empresa ficará ofuscada por concorrentes que saibam trabalhar melhor os fatores para um bom ranqueamento no Google.

Fatores para um bom ranqueamento no Google Maps

Primeiramente, você deve ter uma conta no Google Meu Negócio e preencher o perfil da empresa. É isso que permitirá que os clientes encontrem seu estabelecimento nas buscas do Google e no Google Maps gratuitamente. Mas, atente para algo muito importante: os resultados locais tem como base os seguintes fatores:

  • relevância;
  • distância;
  • proeminência.

São esses fatores combinados que determinam o ranqueamento dos estabelecimentos. O algoritmo pode, por exemplo, elencar uma empresa mais distante por considerar que ela tem mais probabilidade de oferecer o que o usuário procura do que outras mais próximas. Entenda melhor esses três fatores de classificação:

Relevância

É a melhor combinação entre uma pesquisa de usuário e um perfil de negócio. É precisa ajudar o Google a compreender o seu negócio e relacioná-lo às pesquisas relevantes. Para isso, é preciso inserir informações comerciais completas e detalhadas ao perfil.

Distância

É o espaço físico entre o termo de local usado na busca e o resultado da pesquisa. Caso o usuário não especifique um local na pesquisa, o algoritmo fará o cálculo da distância com base na localização atual do usuário.

Proeminência

É o nível de popularidade de uma empresa. Uma marca famosa entre os consumidores ganha destaque na classificação local. Mas, essa proeminência também é avaliada com base nas informações da empresa dentro da web. Por isso, as práticas de SEO (otimização para mecanismos de busca) devem ser trabalhadas no marketing para negócios locais. Veja como fazer isso a seguir!

Marketing para negócios locais e SEO

As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) são responsáveis pelo bom posicionamento de páginas da internet no Google. No marketing para negócios locais você precisará aplicar o chamado SEO local. Antes de tudo, garanta que o perfil do negócio contenha os dados certos e otimizados sobre sua empresa e as soluções que ela oferece.

Veja agora algumas ações para garantir um perfil de negócio otimizado e bem posicionado nos resultados de buscas locais:

  1. Perfil com dados completos: preencha todos os dados do perfil do negócio para ajudar o algoritmo a correlacionar as pesquisas feitas à sua empresa. Informações como endereço físico, número de telefone, categoria e atributos. Não esqueça de atualizar dados caso haja alguma mudança com o tempo.
  2. Faça a confirmação do local: você precisará solicitar ao Google o envio de um código de verificação. Você receberá esse código no seu smartphone para fazer a confirmação do local do seu estabelecimento.
  3. Comentários e avaliações: é algo que dará mais relevância ao seu perfil de negócio. Por isso, estimule que seus clientes atuais e novos façam avaliações positivas. Não deixe também de responder a todos os comentários, sejam elogios, críticas ou dúvidas. Isso mostrará que você valoriza seus clientes e aumentará a visibilidade da sua empresa.
  4. Insira fotos: as imagens têm a função de mostrar todas as potencialidades da sua empresa. Por isso, publique fotos não apenas dos seus produtos, mas do estabelecimento em si e da rotina.

4 dicas básicas de SEO local

Marketing para negócios locais - SEO local

Agora que você já sabe como montar um perfil de negócio otimizado, veja outras ações que ajudarão sua empresa a ganhar relevância nos resultados de busca local:

1. Website otimizado e responsivo

Ter um website hoje é elementar para qualquer empresa que deseja manter uma boa presença online. Por isso, procure manter um site otimizado e responsivo para os dispositivos móveis. Além disso, ofereça uma boa experiência ao usuário, com uma boa arquitetura da informação no seu site.

2. Encontre palavras-chave relevantes

Procure entender como os consumidores pesquisam pelos seus produtos ou serviços na sua região. Para isso, você pode utilizar a ferramenta Google Keyword Planner. Faça uma lista das principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio e trabalhe essas keywords no seu perfil de negócio, website etc.

3. Conteúdo de atração

Manter um blog atualizado é uma das principais maneiras para atrair o público na web. Assim, procure publicar artigos no blog com frequência, com os temas e palavras-chave relevantes para o seu negócio.

4. Links de referência

Os chamados backlinks são um fator de destaque na classificação dos resultados de pesquisas orgânicas locais. É quando uma outra página na web faz referência e aponta para o seu website por meio de um link. A tarefa aqui é tentar convencer outros sites ou blog a fazerem referência ao seu negócio.

Esses são os principais pontos a serem trabalhados no marketing para negócios locais. Agora que você já sabe o que fazer, é hora de pôr a mão na massa! Otimize a presença online da sua empresa e seja encontrado com mais facilidade pelos consumidores.

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