Para atrair mais pacientes, o marketing digital para consultório odontológico deve construir uma presença online forte e confiável; saiba como!
Você investiu no que há de melhor em tecnologia, tem uma equipe competente e sua clínica de odontologia fica em uma excelente localidade. Nada mal! Contudo, sem ações eficientes de marketing digital para consultório odontológico, todo esse potencial pode acabar sendo ofuscado pela concorrência.
Investir em uma estratégia mais robusta para atração de pacientes em potencial é fundamental. Afinal, não é apenas na hora quando a dor de dente aperta que pacientes recorrem à internet na busca pelo dentista mais próximo para resolver o problema.
Cada vez mais, procedimentos estéticos são procurados pela população. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), já somos o quarto país que mais realiza procedimentos odontológicos no mundo.
Quer conhecer algumas ações importantes que podem potencializar o marketing digital do seu consultório odontológico? Então acompanhe este artigo da RecLead até o final com exemplos do que fazer para aumentar a quantidade de marcações de consultas.
O que você verá
Regulamentação do marketing digital para consultório odontológico
O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres dos profissionais da odontologia. O capítulo XVI, denominado “Do anúncio, da propaganda e da publicidade”, aborda especificamente o marketing para dentistas.
É fundamental ler cuidadosamente essa seção e compartilhar o documento com qualquer pessoa envolvida em sua estratégia de marketing, a fim de evitar possíveis problemas.
Agora, veja algumas ações a serem tomadas para fortalecer o marketing digital da sua clínica de odontologia.
Fortaleça sua presença na região com SEO local
O SEO local é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca que tem como objetivo aumentar a visibilidade de empresas locais nas pesquisas online. No caso do marketing digital para consultório odontológico, o SEO local é fundamental para atrair pacientes que moram ou trabalham nas proximidades.
Por exemplo, um paciente que precisa de um dentista pode procurar no Google por “dentista perto de mim” ou “consultório odontológico na minha região”. Se o seu consultório odontológico não estiver aparecendo nos resultados de pesquisa locais, você pode estar perdendo muitos pacientes em potencial.
Além disso, o SEO local pode ajudar a melhorar a reputação online do seu consultório odontológico. Quando seu consultório aparece nos resultados de pesquisa locais, os pacientes em potencial podem ler avaliações de outros pacientes e avaliar a qualidade do seu serviço.
Para otimizar seu consultório odontológico para SEO local é importante:
- incluir informações precisas sobre o endereço, número de telefone e horário de funcionamento do seu consultório em seu site e em plataformas de diretórios locais, como o Google Meu Negócio;
- utilizar palavras-chave relevantes para a sua localização e serviços em seu site e em seu conteúdo de marketing;
- incentivar pacientes satisfeitos a deixar avaliações positivas em seu perfil do Google Meu Negócio e outras plataformas de avaliação.
Marketing digital para consultório odontológico com foco em conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que se concentra em criar e compartilhar conteúdo relevante e valioso para atrair e engajar um público-alvo específico. Além das redes sociais, tais conteúdos podem ser publicados no formato de artigos de blog, por exemplo, ajudando a posicionar seu consultório no Google para uma série de palavras-chave.
Ao produzir conteúdo útil sobre cuidados dentários, procedimentos odontológicos e outros tópicos relacionados à odontologia, você se torna uma fonte confiável de informações para seus pacientes em potencial. Uma verdadeira autoridade!
Além disso, quando você cria conteúdo de alta qualidade, outras pessoas tendem a compartilhá-lo em suas redes sociais e em outros sites, o que pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu consultório na internet.
Relacionamento direto por email marketing
Com uma lista de contatos sempre atualizada, o email marketing permite que você se comunique diretamente com seus pacientes de forma rápida e eficiente. Você pode enviar mensagens personalizadas, como atendimentos de consultas, informações sobre atendimentos, dicas de cuidados com a saúde bucal e outras informações relevantes.
Isso ajuda a deixar os pacientes mais predispostos a voltar para mais consultas e tratamentos. Além disso, você pode enviar promoções exclusivas em datas sazonais e informações sobre novos tratamentos. É uma maneira eficiente de manter seus pacientes engajados e fidelizados com o seu consultório.
Invista em anúncios de performance
Com o alto poder de segmentação, os anúncios online são expostos para as pessoas certas no momento certo. Assim, evita-se a dispersão da atenção de pessoas não interessadas no q犀利士
ue você está anunciando. A segmentação pode ser feita por critérios demográficos e até mesmo baseada em comportamentos e preferências dos usuários.
Você pode optar por fazer anúncios do seu consultório odontológico no Google e nas redes sociais:
- Google Ads: Serviço de publicidade do Google, engloba anúncios na Rede de Pesquisa, na Rede de Display (sites parceiros) e na rede YouTube. Segundo o Relatório de Impacto Econômico do Google no Brasil, cada empreendedor ganha entre R$ 5,75 e R$ 12,50 para cada real investido na plataforma.
- Social Ads: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn. As principais redes sociais possuem suas próprias plataformas internas de anúncios. Nelas, é possível escolher um orçamento mínimo, segmentar muito bem o público-alvo e ter resultados mensuráveis.
Humanize as redes sociais do seu consultório
Por fim, vamos falar sobre o uso das redes sociais para o seu consultório odontológico. Ao se aproximar de seus seguidores nas mídias sociais de forma humana e autêntica, criam-se conexões verdadeiras.
Isso aumenta a fidelidade de marca, pois as pessoas se sentem valorizadas e apreciadas. Além disso, a empresa pode aprender mais sobre seus seguidores e como atendê-los melhor. Por isso, procure humanizar as redes sociais do seu consultório odontológico seguindo essas dicas:
- Use uma linguagem autêntica e mais pessoal, sem contradizer o tom de voz da marca.
- Responda aos comentários e perguntas dos clientes de maneira rápida e eficaz, mostrando que você se importa com suas preocupações e feedbacks.
- Mostre o lado humano da sua empresa, compartilhando fotos e vídeos dos funcionários, eventos internos e histórias de sucesso dos clientes.
- Faça vídeos ao vivo para se conectar com seus seguidores de maneira mais autêntica e imediata.
- Use as redes sociais para criar diálogos e não apenas comunicar informações e promoções.
- Faça essas ações regularmente, isso ajudará a manter a confiança do seu público.
Como vimos, o marketing digital para consultório odontológico pode ser uma ferramenta poderosa para gerar autoridade, fortalecer o reconhecimento da marca e aumentar a geração de consultas.
Ao seguir as estratégias acima, você pode melhorar a presença online da sua clínica de odontologia e construir relacionamentos duradouros com seus pacientes. Precisa de auxílio para uma montar uma estratégia robusta? A RecLead pode te ajudar!