Empresas que adotam estratégias de Marketing de Performance atingem metas reais de negócios com muito mais eficiência. Saiba como elaborar anúncios com foco no desempenho e conquiste os objetivos da sua empresa!
Você sabia que os anúncios digitais já correspondem a um terço de toda a publicidade feita pelas empresas no país? O investimento total anual já ultrapassa os R$ 16 bilhões, segundo pesquisa da IAB Brasil. Nesse cenário, empregar estratégias de Marketing de Performance traz vantagem competitiva para qualquer empresa dentro de seu nicho.
Por qual motivo? A falta de dados para orientar as ações de marketing digital é a principal carência das empresas brasileiras hoje. Por outro lado, aquelas que coletam e analisam os dados das campanhas têm um incremento na receita em torno de 20%. Além disso, há uma redução de custos de cerca de 30%, segundo estudo da Boston Consulting Group (BCG).
O que você verá
O que é Marketing de Performance?
Estratégia de marketing digital onde o desempenho e a mensuração de resultados são o grande norte das campanhas. Toda e qualquer interação do público com um anúncio de performance é registrada e gera uma variedade de dados analíticos. Assim, ao contrário dos anúncios publicitários tradicionais, é possível medir com exatidão o sucesso de cada campanha.
Principais aspectos do Marketing de Performance:
- ações com foco claro e específico em determinado objetivo;
- campanhas com métricas bem definidas;
- previsibilidade de resultados;
- coleta de um rico acervo de dados gerados;
- possibilidade de reavaliar, ajustar e otimizar as campanhas;
- análise fiel e aprofundada dos resultados finais.
Em suma, a grande vantagem é poder estimar o quanto se gastará em uma ação para ter um objetivo alcançado. Dessa forma, pequenas, médias e grandes empresas podem investir em campanhas de maneira mais segura e também assertiva.
Outro aspecto interessante é poder acompanhar o andamento das ações e poder realizar ajustes em tempo real. Assim, é possível otimizar o desempenho de uma campanha já ativa na direção do objetivo pretendido.
Objetivos mais comuns:
- aumento de tráfego no site;
- engajamento nas redes sociais;
- reconhecimento da marca;
- geração de leads;
- conversão em vendas etc.
Trabalhando com Mídias Programáticas
Até alguns anos atrás, os canais de mídia para anúncios eram escassos e caros de se investir. Rádio, televisão, jornais, revistas. Estamos falando de um tempo onde o marketing de massa ainda era a única tática adotada. Ou seja, as campanhas eram sempre voltadas para públicos genéricos e sem a possibilidade de medir com exatidão os resultados.
Contudo, hoje temos as chamadas mídias programáticas – também conhecidas como mídias de performance. Trata-se de plataformas digitais para a compra direta de mídia, sem a intermediação entre o anunciante e as redes de anúncios. É a principal alternativa para pôr em prática uma estratégia de Marketing de Performance.
Exemplos de Mídias de Performance
1. Google Ads
Serviço de publicidade do Google, engloba anúncios na Rede de Pesquisa, na Rede de Display (sites parceiros) e na rede YouTube. Segundo o Relatório de Impacto Econômico do Google no Brasil, cada empreendedor ganha entre R$ 5,75 e R$ 12,50 para cada real investido na plataforma. Apenas em 2018, o Google Ads movimentou 41 bilhões de reais na economia brasileira. O conjunto de opções de anúncios foi utilizado por mais de 60 mil empresas, publishers e organizações nacionais.
2. Social Ads
Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn. As principais redes sociais possuem suas próprias plataformas internas de anúncios. Nelas, é possível escolher um orçamento mínimo, segmentar muito bem o público-alvo e ter resultados mensuráveis. Destaque para o Facebook Ads, considerado pela maioria das empresas brasileiras (18%) como a plataforma de anúncios mais eficiente.
3. Native Ads
O número de usuários que configuram seus dispositivos para bloquear anúncios é relativamente baixo. Contudo, para muita gente, anúncios são um grande incômodo na hora de navegar em sites. Diante disso, há a opção de se investir em Native Ads (“Publicidade Nativa”). Trata-se anúncios camuflados de conteúdo genuíno de um site. Assim, é possível entregar um anúncio relevante para um público segmentado, sem atrapalhar a experiência de navegação. Para isso, são utilizadas plataformas como Taboola e Outbrain.
Vantagens de investir em Mídias Programáticas
Como você já pôde ver, há grandes diferenças entre canais tradicionais de publicidade e os utilizados pelo Marketing de Performance. Agora que você já conhece as principais plataformas de mídia programática, veja os benefícios de investir nelas:
Foco
Com o alto poder de segmentação, os anúncios são expostos para as pessoas certas no momento certo. Assim, evita-se a dispersão da atenção de pessoas não interessadas no que você está anunciando. A segmentação pode ser feita por critérios demográficos e até mesmo baseada em comportamentos e preferências dos usuários.
Pague apenas por ações
O anunciante decide o orçamento total a ser investido. Ao entrar no ar, os anúncios participam de um leilão online em tempo real em busca de audiência qualificada.
No decorrer da campanha, só há cobrança de valores ao anunciante no momento em que uma ação estipulada é realizada. Seja o usuário clicar em um link, assistir a um vídeo ou converter em uma landing page, por exemplo.
Monitoramento
Ao colocar um anúncio no ar, você não precisa esperar pelo término para verificar os resultados. O monitoramento em tempo real possibilita ajustes a qualquer momento, na busca por um melhor desempenho. Para isso, é preciso ter definido qual o objetivo específico da campanha e suas métricas. Como já falamos, algo essencial em uma estratégia de Marketing de Performance.
Redução nos custos
Deixar de lado achismos e basear campanhas em dados reduz os riscos de desperdício de orçamento. Afinal, ao focar em métricas claras e no desempenho, suas ações terão muito mais chances de atingirem satisfatoriamente as metas estabelecidas.
5 métricas comumente utilizadas no Marketing de Performance
Para enxergar claramente os resultados de uma campanha, é preciso conhecer as métricas possíveis de se mensurar. Confira as principais e não esqueça de que a importância de cada métrica varia de acordo com o objetivo:
1. Custo por clique (CPC): O anunciante paga por cada clique de usuários no anúncio. Para calcular a taxa divide-se o valor gasto pelo número de cliques.
2. Custo por mil impressões (CPM): É cobrado um valor a cada mil impressões em um anúncio. É a principal forma de precificação e um ótimo investimento para o reconhecimento da marca.
3. Custo por aquisição (CPA): Quanto é gasto por cada aquisição (pode ser cada novo lead, conversão em venda).
4. Click Through Rate (CTR): Mede a taxa de cliques em anúncios de links patrocinados. Quanto maior o CTR, menor o CPC. Para calcular, divide-se o número de cliques pelo número de impressões.
5. Retorno sobre investimento (ROI): Mesmo que a venda em si não seja o objetivo principal de uma determinada campanha, saber o retorno financeiro é de suma importância para os gestores. Para calcular o ROI, subtraia o valor investido da receita obtida e depois divida pelo valor investido (receita obtida – custo do investimento ÷ custo do investimento).
Por fim, documente todas as campanhas!
Para finalizar, nossa dica é sobre a documentação de todas as campanhas. Procure elaborar planilhas para inserir todos os dados coletados, principalmente no início de sua estratégia de Marketing de Performance. Dessa maneira, você poderá visualizar o que deu mais certo em cada campanha e o que não foi eficiente. Assim, novas ações poderão ser otimizadas em tempo de criação e em eficácia.
Gostou do conteúdo deste blog post? Então assine nossa newsletter e receba em sua caixa de emails nossos próximos conteúdos.