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Gestão de Redes Sociais: como engajar o público certo?

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Gestão de Redes Sociais - RecLead Blog

O que você verá

Uma boa GESTÃO de Redes Sociais é a maneira mais dinâmica de atrair e relacionar-se com seu público-alvo

A Gestão de Redes Sociais deve seguir a premissa de toda ação de Marketing Digital: gerar resultados efetivos e mensuráveis. No entanto, é comum empresas se frustrarem após investirem nessas mídias e não conseguirem enxergar um retorno satisfatório.

Caso isso esteja ocorrendo no seu negócio, não abra mão de atingir seu público-alvo e relacionar-se com ele! Afinal, estar apenas presente não é o suficiente. Isso é deixar os holofotes do sucesso voltados para a concorrência. De acordo com pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC Brasil), mais de 75% dos brasileiros são influenciados a comprar produtos a partir do uso das redes sociais.

Ao mesmo tempo, cuidado com as chamadas ‘métricas de vaidade’. Por exemplo: o simples aumento no número de seguidores, uma grande quantidade de curtidas em publicações. Isso, por si só, pode não traduzir o real impacto de uma rede social para o crescimento do seu negócio.

O essencial na Gestão de Redes Sociais

Aqui na RecLead, entendemos que nenhum trabalho nas redes sociais deva ser iniciado antes que se estabeleça muito bem os seguintes critérios:

1. Para quem: ter ao menos uma persona bem definida.
2. Onde: saber em quais redes sociais a persona está presente.
3. Para quê: definir um objetivo e estabelecer métricas.
4. Como: planejar o conteúdo das postagens e das campanhas patrocinadas.

Qual seu objetivo nas redes sociais?

A depender do momento de cada empresa, a presença nas redes sociais deve ter um foco bem específico. Confira a seguir três dos principais objetivos comumente adotados pelas empresas:

Reconhecimento da marca

Sobretudo para empresas novas no mercado ou que estão lançando algum produto. Visa expor os pontos fortes, diferenciais ou até mesmo exclusividade perante a concorrência. Com uma segmentação focada na persona, o reconhecimento da marca crescerá para o público certo.

Geração de leads

Certamente, é o objetivo mais comum em toda e qualquer empresa. As redes sociais, com seu alto poder de segmentação, podem ser grandes geradoras de leads. Como? Mostre uma oferta tentadora apenas para quem se interessa pelo seu negócio, por meio de campanhas patrocinadas (anúncios).

Criar autoridade no mercado

Ter uma rede social com grande engajamento faz com que outras pessoas considerem sua empresa uma referência no mercado. Por isso, além de expor o conteúdo certo para o público certo, saber manter o relacionamento ativo com o público é fundamental. Então, invista no Marketing de Relacionamento!

Anúncios nas redes sociais

Administração de Redes Sociais - Ads

A presença de marcas, empresas, veículos de mídia e celebridades nas redes sociais cresceu espantosamente nos últimos anos. Com a concorrência mais acentuada, as plataformas sociais adotaram a seguinte postura: reduzir o alcance orgânico das publicações.

Até um passado cada vez menos recente, trabalhar o conteúdo certo (atrativo) para o público de interesse era o suficiente. Assim, apenas com postagens orgânicas conseguia-se ótimos resultados em termos de exposição e engajamento.

Hoje, para que uma página/perfil tenha um alcance significativo, investir no chamado Social Ads tornou-se regra. Sem esses anúncios nas redes sociais, o trabalho acaba sendo visto por um volume bastante ínfimo de pessoas.

No caso do Facebook, por exemplo, as postagens orgânicas atingem menos de 7% do volume total de seguidores das páginas de negócios. Não é à toa que, segundo levantamento da iProspect, o valor investido por empresas em anúncios pagos nas redes sociais cresceu 86%, apenas entre 2016 e 2017.

Vantagens de anunciar nas redes sociais:

  • quem define o orçamento é o próprio anunciante;
  • alto índice de engajamento;
  • possibilidade de compartilhamentos espontâneos;
  • dados concretos sobre o retorno sobre investimento.

Principais plataformas de anúncio

Administração de Redes Sociais - Social Ads

Atualmente, o maior volume de investimentos por partes das empresas se concentra no Facebook Ads e no Instagram Ads. No entanto, a depender do segmento e da persona do seu negócio, considere investir também em:

  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • Waze.

As seis redes sociais acima são as consideradas mais relevantes para a equipe da RecLead atualmente. Mas existem outras que podem sem estudadas, a depender do segmento, objetivo e persona de cada negócio.

Quanto custa anunciar nas redes sociais?

Lembra dos quatro pilares essenciais para a RecLead em um trabalho nas redes sociais: Para quem, Onde, Para quê, Como? Pois bem, com esse direcionamento bem definido, os anúncios serão uma consequência natural. Afinal, quem decide o valor investido é o próprio anunciante.

Contudo, saiba que seu anúncio participará de um esquema de leilão. Assim, você concorrerá com demais anunciantes a partir de determinados critérios. No Facebook Ads, por exemplo, tais critérios são:

1. Segmentação: a plataforma procura distribuir o anúncio de acordo com o público-alvo escolhido;
2. Relevância: o grau de relevância do seu anúncio em relação a outros para o mesmo público-alvo;
3. Estratégia de lance: opções personalizadas para gastar o orçamento ao longo da vida útil do anúncio;
4. Taxa de ação estimada: é calculada a partir de uma relação entre a relevância e o engajamento do público para com o anúncio.

Mas, como serei cobrado na prática?

Na elaboração de cada campanha, os especialistas em Social Ads da RecLead auxiliam na escolha do melhor formato de cobrança. Dentre eles estão:

  • CPC – Custo por Clique: estabeleça um valor por cada clique no anúncio.
  • CPM – Custo Por Mil impressões: defina o preço almejado a cada 1.000 visualizações do anúncio exibido.
  • CPA – Custo Por Aquisição: informe o preço disposto a pagar por cada conversão.
  • CPV – Custo Por Visualização: valor pago por cada visualização de um vídeo.
  • CPE – Custo Por Engajamento: diga o valor pretendido por cada interação, seja um click em um link, assistir a um vídeo ou um compartilhamento, por exemplo.

Ganhe cada vez mais com uma boa Gestão de Redes Sociais!

Alcance, engajamento, taxa de cliques (CTR), entre outras métricas de desempenho. A cada nova campanha, todos os dados devem ser colhidos e organizados em planilhas. Isso facilitará comparações e, assim, ajudará a formular estratégias de anúncios cada vez mais assertivas.

Para finalizar, não esqueça de que o fator relacionamento das redes sociais fazem delas o principal canal para fidelizar clientes. Além disso, são também o principal meio para clientes encantados com a marca exporem sua satisfação. Por isso, não deixe em investir em uma gestão de redes sociais com foco em resultados!

Sua empresa já realiza um trabalho nas redes sociais, mas os resultados não estão satisfatórios? Demorar para mudar isso significa perder cada vez mais espaço para a concorrência na mente dos consumidores. Portanto, tome uma atitude o quanto antes!

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