Gestão de pequena empresa: o que fazer para crescer no mercado

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Gestão de pequena empresa - o que fazer para crescer no mercado

O que você verá

Gestão de pequena empresa tornou-se uma realidade para milhões de pessoas nos últimos anos. Você é um desses novos empreendedores brasileiros? Então fique atento às principais práticas que dificultam o crescimento das PMEs

Do planejamento do negócio ao controle dos resultados, muitos são os gargalos internos que podem fazem com que os seus concorrentes se tornem o menor dos obstáculos para a expansão da sua pequena empresa. Confira nesse blog post alguns exemplos do que não deve ser feito para ter obtenha sucesso com maior solidez perante os desafios da gestão de pequena empresa.

Dificuldades para empreender no Brasil

O Peixe Urbano, maior plataforma de ofertas do país, realizou uma pesquisa para identificar as maiores dificuldades enfrentadas pelos seus parceiros.

Os participantes classificaram por ordem de importância os itens mais preocupantes para abrir e expandir um negócio:

1. Infraestrutura de fornecedores
2. Impostos
3. Burocracia
4. Custo de capital
5. Capital humano

Ambiente externo X ambiente interno

Como podemos ver no estudo apresentado, problemas inerentes ao ambiente externo são bastante considerados pelos empreendedores. Contudo, tais dificuldades atingem a todos inseridos no mercado, variando em grau de impacto, a depender do nicho em que se atua.

Assim, voltar os olhos de maneira mais aguçada para a gestão interna da sua pequena empresa pode ser o ponto crucial para diminuir entraves de crescimento.

O que não pode faltar na gestão de pequena empresa

Confira abaixo alguns procedimentos que definitivamente não podem ser negligenciados. Analise se algum dos exemplos não é uma realidade hoje no seu empreendimento.

Plano de negócio

Elaborar um plano de negócio de maneira eficiente é fundamental antes de entrar no mercado. Mas não basta desenvolver e guardar em uma gaveta. Erro básico de muitas startups e PMEs.

Quando as ações deixam de ser norteadas pelo plano de negócio, é comum surgirem problemas que poderiam ser previstos e contornados.

Organização financeira

Muitos pequenos empreendedores acreditam poder dar conta pessoalmente de todos os aspectos financeiros do negócio, e assim decidem proceder. Mesmo que você tenha alguma capacitação na área, não caia nessa tentação. Afinal, suas demais responsabilidades já tomam um enorme tempo, não é mesmo?

Ter um bom contador é importante não apenas para finanças organizadas, mas também para manter as obrigações fiscais e tributárias em dia, evitando procedimentos inadequados ou multas. Com uma contabilidade eficiente, mais fácil será tomar decisões estratégicas e evitar futuras dores de cabeça.

Gestão de pequena empresa: motive seus colaboradores

Você saberia dizer com convicção como anda o nível de satisfação dos seus funcionários? Negligenciar isso pode ser um desastre para a produtividade.

Não basta treiná-los para atingir uma maior eficiência. Colaboradores devem ser encarados como clientes internos. Assim, procure deixá-los encantados pela sua pequena empresa. O sucesso de um negócio vem de dentro para fora.

Portanto, não trate ações de endomarketing como algo secundário. De acordo com estudo da consultoria britânica Aon Hewitt, empresas com alto grau de engajamento são 78% mais produtivas e 48% mais lucrativas.

Documentação de processos

A definição de processos traz uma rotina uniforme e bem definida, essencial para uma gestão eficiente e eficaz. Mas não basta mapear os processos. Procure elaborar um documento formal e divulgue entre os colaboradores da sua pequena empresa.

Maior agilidade e menos erros e retrabalhos são benefícios diretos da documentação de processos. Não basta saber como fazer. Documente tudo!

Controle e análise de resultados

Gestão de pequena empresa - análise de resultados

Você planejou, definiu métricas de retorno, documentou processos, começou a executar e parece estar tudo andando bem. Mas, será mesmo?

Não realizar o controle e análises aprofundadas sobre desempenho pode esconder problemas ou maquiar os resultados. Atenção: o retorno sobre investimento não é o único aspecto a ser acompanhado com frequênci犀利士
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Procure fazer pesquisas de satisfação com seus clientes. Afinal, com certeza você quer fidelizar o maior número possível de consumidores. O feedback é fundamental também para corrigir possíveis falhas com o seu produto ou serviço.

Fale da sua experiência!

Nós sabemos que empreender no Brasil não é tarefa fácil. Porém, o cuidado em manter uma gestão interna eficiente gera maior competitividade ao seu negócio, facilitando o crescimento sólido da sua participação no mercado.

Identificou nos exemplos citados algo que deva ser corrigido na sua pequena empresa ou que já tenha sido superado? Será ótimo para nós da RecLead conhecer a sua experiência. Deixe seu comentário e boa sorte nos negócios!


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