Aprenda a utilizar o Email Marketing como ferramenta eficaz e imprescindível para o sucesso da sua estratégia de marketing digital
O Email Marketing é uma ferramenta que, até certo tempo atrás, estava com os dias contados segundo alguns profissionais da área. Hoje, vemos o quanto eles estavam enganados. Em estratégias de Inbound Marketing, por exemplo, o email é a mais eficiente maneira de nutrir os leads e guiá-los dentro da Jornada de Compra.
Neste blog post da RecLead, você conhecerá os principais tipos de email marketing, aprenderá dicas de como redigir um bom email e verá as principais métricas a serem analisadas em suas campanhas. Vamos lá!
O que você verá
Email Marketing: por que utilizar
Trabalhar uma base de contatos com campanhas de Email Marketing é extremamente eficiente para várias finalidades. É um dos principais recursos para o chamado Marketing de Relacionamento, por exemplo.
Além de deixar os clientes informados sobre as novidades do seu negócio e nutrir potenciais consumidores dentro da jornada de compra, a ferramenta Email Marketing também é excelente para conversão em vendas. De acordo c犀利士
om a DMA (Direct Marketing Association), quando falamos de e-commerce, o retorno do Email Marketing é de $38 para cada $1 investido.
Mas, não confunda isso com spams que apenas incomodam na caixa de email das pessoas. O Email Marketing definitivamente não é spam e possui uma série de boas práticas para garantir sua efetividade.
Tipos de email mais utilizados
1. Newsletter: tem o objetivo de se comunicar com seus leads ou clientes, com notícias ou informações relevantes sobre seu negócio ou segmento. É uma ótima maneira de divulgar novos conteúdos do blog, por exemplo.
2. Email promocional: divulga uma oferta real e irrecusável, com foco total na conversão em venda.
3. Email de Boas-vindas: pode ser enviado tanto para quem acabou de fechar negócio com você ou para os que se cadastraram na sua lista, por exemplo.
4. Email de resgate: direcionado àqueles que já foram seus clientes. O objetivo é mostrar novas vantagens de voltar a ser seu cliente.
5 dicas de como redigir um bom email marketing
Antes de tudo, tenha a pauta elaborada contendo: tema; persona; estágio do funil; CTA (call-to-action) específico. Com isso, siga essas boas práticas na hora de redigir seus emails e melhore a eficácia das suas campanhas junto aos receptores:
- Objetividade e relação direta com o assunto do email;
- Personalize ao máximo seu email, incluindo informações que façam sua persona se identificar;
- Seja criativo e evite jargões como: “promoção imperdível”; “grande liquidação”.
- Títulos com 40 caracteres em média;
- CTA com verbos no imperativo para estimular a ação imediata.
Copywriting: a arte da escrita persuasiva
O copywriting é uma técnica de escrita persuasiva com alto poder de convencimento. Grandes empresas sabem disso e investem fortemente em campanhas de email marketing. Saiba o que o seu cliente deseja, tenha o produto certo para ele e deixe que o copywriting se encarrega do resto.
Dica: Procure pesquisar mais a fundo sobre o tema, pois o copywriting é uma arte que precisa ser estudada com dedicação.
Foco no engajamento
Assim como muitos outros elementos do marketing digital, quando implementado corretamente, o e-mail marketing pode oferecer a sua empresa/negócio várias maneiras de segmentar clientes específicos.
Para isso, existem diversas ferramentas de email marketing que computam a pontuação de leads dentro de cada campanha. Isso permitirá que você defina vários marcos ou ações de acordo com as atividades do usuário dentro dos emails ou em seu site.
Uma vez que um usuário tenha cumprido os critérios que você definiu, você pode acompanhá-lo com mensagens direcionadas para impulsioná-lo conforme seus passos.
Exemplo prático:
Por exemplo, digamos que sua empresa dispara um email que contém informações sobre um produto promocional. Por meio do chamado lead scoring é possível acompanhar os resultados, quem comprou e quem não comprou.
Então, é possível rastrear as atividades dos usuários. Se clicou em algum link do email e viu o produto, mas não concluiu o processo de check-out. Partindo daí, a plataforma de Email Marketing pode então acompanhar automaticamente esses usuários, disparando futuros emails (possivelmente um código de desconto) para atraí-los para a compra.
Para aqueles que compraram, eles podem ser colocados em uma nova campanha de e-mails para fornecer dicas sobre como usar o produto recém comprado. Se o produto comprado tem uma curva de aprendizado complexa, você pode simplesmente oferecer uma série de emails para ajudá-los no processo.
Personalização e segmentação
Existem várias maneiras de capturar o endereço de email de um cliente. Algumas delas são através de um formulário em seu site, na criação de uma conta de login ou finalizando um pagamento, utilizando iscas digitais em landing pages etc.
Em todo caso, personalize seus formulários com campos a serem preenchidos como nome e sobrenome e outras informações que julgar pertinentes a seu negócio, depois estas informações serão inseridas dinamicamente em e-mails e em campos de assunto.
Assim que conseguir as informações básicas dos clientes cadastrados, você pode implementar o perfil progressivo para coletar mais informações sobre eles. Dica: formule seu questionário curto, 3 ou 4 perguntas, e com uma boa isca digital. O potencial cliente preenche o formulário e recebe o conteúdo, e você obtém a informação que precisava.
Alguns exemplos de iscas digitais são:
- eBooks;
- infográficos;
- Webinars.
Principais métricas do Email Marketing
Uma grande vantagem das campanhas de Email Marketing é que é possível acompanhar uma série de métricas importantes, como:
- Taxa de abertura;
- Cliques no CTA;
- Taxa de descadastros e/ou inativação;
- Conversão após clique no CTA.
Dessa maneira, é possível ajustar as campanhas caso elas não estejam sendo eficazes para o objetivo da campanha.
Uma métrica bastante comum é a taxas de aberturas. Ela representa o percentual de usuários que abriram o e-mail enviado. Um fator chave na melhoria das taxas de aberturas é ter um título intrigante. Uma chamada que aguce a curiosidade ou uma mensagem que torne impossível não abrir, ter um título atraente ajuda a criar taxas de aberturas mais altas.
Outra métrica que sua empresa pode acompanhar é a taxa de cliques (CTR), que é essencialmente o percentual de pessoas que clicaram em um link dentro do email.
Podemos considerar um bom disparo de email marketing aquele que apresentar ao menos as seguintes métricas:
- mínimo de 98% de taxa de entrega;
- ao menos 15% de taxa de abertura;
- descadastro de, no máximo, 1%;
- pelo menos 2% de taxa de cliques.
O que evitar na sua estratégia de disparos de Email Marketing
É possível encontrar empresas que descreem fortemente dos benefícios do e-mail marketing, mas também não é difícil identificar o motivo dessa opinião. A verdade é que essas empresas tiveram experiências negativas, levando a um trauma e perda de credibilidade. Muito se deve à má utilização do email marketing:
Excesso de e-mails
Frequência de disparos de emails altíssima tende a levar as pessoas a saírem da lista. Conhecido também como desistentes, o indivíduo saturado perde total interesse em abrir os e-mails deixando de lado na sua caixa de entrada.
Falta de segmentação
Enviar emails para quem quer que seja sem informação alguma sobre a audiência pode gerar diversas complicações. Imagine enviar um email vendendo bolsas e acessórios femininos para uma lista composta 70% por homens.
Compra de lista de emails
Já falamos sobre isso, mas infelizmente ocorre bastante e pode trazer grandes problemas de reputação. Entenda: a maioria que se encontra nessas listas não são perfis interessantes para o seu negócio.
Conclusão
Qualquer estratégia de venda e presença online precisa ser iniciada pelo e-mail marketing. Uma ferramenta de baixo custo, porém muito precisa na comunicação com os clientes e com um ROI surpreendente. Se você já utiliza o e-mail marketing na sua empresa ou negócio, você sabe do que estou falando, caso contrário, comece já suas campanhas e tire o melhor proveito deste assunto.
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