Veja todo o potencial do e-commerce no Nordeste, de acordo com dados dos relatórios de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro
Atualmente, existem mais de 49,8 milhões de brasileiros que realizam compras online com regularidade. O país possui média de crescimento em vendas pela internet maior do que a média global, com o e-commerce no Nordeste ganhando cada vez mais destaque frente às outras regiões.
Você é empreendedor local e ainda não inseriu sua empresa no comércio eletrônico? Pois saiba que muitos de seus concorrentes, provavelmente, já estão lucrando uma boa fatia desse mercado em expansão. Por isso, a RecLead te mostra aqui todo o potencial que as empresas do Nordeste podem aproveitar nos próximos anos.
O que você verá
Dados do e-commerce no Nordeste e em outras regiões
Com dados apurados na 46 ª edição do relatório Webshoppers, elaborado pela NielsenIQ Ebit, a região Nordeste vem se sobressaindo em sua participação no comércio eletrônico brasileiro. Atualmente, a distribuição em número de lojas virtuais no país está da seguinte forma:
- Nordeste – 47%;
- Sul – 27%
- Sudeste – 11%
- Norte e Centro-Oeste – 7%
É bem verdade que essa participação quantitativa não se reflete no faturamento. Afinal, a região Sudeste ainda está bem na dianteira nesse quesito, com 61% do número de pedidos, frente aos 14% do Nordeste.
No entanto, isso representou para os nove estados da região, apenas no primeiro trimestre de 2022, um acréscimo de 20% no faturamento, com um montante de R$ 6,95 bilhões em vendas.
Foram 14,3 milhões de compras realizadas online nas empresas nordestinas, apenas nesse período, segundo a Neotrust, outra importante fonte de dados e inteligência sobre o e-commerce brasileiro.
As 12 categorias que mais vendem online
Ainda segundo o relatório Webshoppers, os segmentos que mais receberam pedidos online no primeiro semestre do ano passado foram:
- Casa e decoração: 13%
- Alimentos e bebidas: 12%
- Perfumaria e cosméticos: 12%
- Moda e acessórios: 9%
- Eletrodomésticos: 9%
- Esporte e lazer: 6%
- Saúde: 6%
- Bebês e cia: 4%
- Telefonia: 4%
- Informática: 4%
- Eletrônicos: 3%
- Construção e ferramentas: 2%
Seu negócio está inserido em uma dessas categorias acima e você ainda não possui um e-commerce? Então saiba que a concorrência pode estar a largos passos na frente da sua empresa neste exato momento.
5 passos básicos para inaugurar o e-commerce da sua empresa rapidamente
Há cerca de 10 anos, conseguir colocar um projeto de e-commerce no ar era algo custoso e um tanto complicado, sem a ajuda de especialistas e um bom investimento disponível. Hoje, há soluções bastante simples para você iniciar suas vendas online em pouquíssimo tempo.
Desde um site de vendas próprio, passando pelas ferramentas pré-montadas, até os grandes marketplaces. As opções são várias, e o melhor é sempre contar com especialistas no assunto para analisar o perfil da sua empresa e traçar a melhor estratégia.
Mas, em suma, vamos apresentar aqui 5 passos básicos para qualquer empresa tirar o projeto da loja online do papel.
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Defina estrategicamente a gama de produtos ou serviços
Antes de começar a criar o e-commerce, é importante definir o que será vendido. Isso inclui escolher o segmento de mercado, pesquisar a concorrência e selecionar os fornecedores.
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Escolha uma plataforma de e-commerce
Existem várias plataformas de e-commerce disponíveis, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. É importante escolher uma plataforma que seja fácil de usar, segura e adaptada às necessidades da sua loja virtual.
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Configure o design da loja virtual
A aparência da sua loja virtual é fundamental para a primeira impressão dos clientes. É importante que o design seja atraente, profissional e fácil de navegar. Além disso, é importante incluir informações claras sobre o produto ou serviço, bem como as formas de pagamento e envio disponíveis.
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Defina as formas de pagamento e envio
É importante oferecer aos clientes várias opções de pagamento, como cartões de crédito, transferências bancárias, boletos e, se possível, PIX. Além disso, é importante definir as políticas de envio, incluindo prazos e custos.
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Promova a sua loja virtual
Para ter sucesso no e-commerce, é importante promover a sua loja virtual. Isso inclui otimizar o site para mecanismos de busca (SEO), usar as mídias sociais para divulgar a loja, e realizar campanhas de anúncios online. É fundamental investir tempo e recursos em marketing para atrair clientes e aumentar as vendas.
Exemplos de plataformas para criar um e-commerce
- WooCommerce: a agência RecLead sempre prioriza projetos de e-commerce criados nela. Trata-se de uma plataforma baseada em WordPress, ideal para aqueles que desejam um maior controle sobre o design e todas as funcionalidades da loja virtual.
- Magento: uma plataforma de e-commerce avançada, ideal para empresas de grande porte ou lojas virtuais com uma ampla gama de produtos.
- Loja Integrada: é uma plataforma pré-montada de e-commerce, que oferece uma ampla gama de recursos para criar e gerenciar uma loja virtual. Ela permite aos usuários personalizar o design da loja, integrar com métodos de pagamento e envio, gerenciar estoques e realizar vendas online de forma eficiente. Boa opção para pequenas empresas.
E-commerce no Nordeste deve seguir ritmo de crescimento
Até o ano de 2025, a projeção é de que o comércio eletrônico no Brasil cresça duas vezes mais do que a média global. Já imaginou isso em termos de faturamento para o e-commerce no Nordeste, maior representante nacional em termos quantitativos de lojas online?
Pois bem, se você é empreendedor e ainda não investiu em seu e-commerce no Nordeste, já passou da hora de repensar sua participação no mercado frente aos seus concorrentes.