O que você verá
Mercado de e-commerce em Pernambuco é atualmente o segundo mais lucrativo da região Nordeste. Confira os números do comércio eletrônico no estado e analise a importância da sua empresa investir já!
O e-commerce em Pernambuco anda de vento em popa, seguindo a tendência nacional. No país, já são quase 1 milhão de sites de vendas online, de acordo com o “Perfil do E-Commerce Brasileiro”. O estudo é produzido anualmente pela PayPal, em parceria com a BigData Corp.
Os números representam um crescimento de 35,59% do comércio eletrônico brasileiro, em comparação com os dados levantados em 2018. Ao analisarmos os últimos anos, mesmo com o país economicamente instável, vemos um incremento anual do setor sempre acima dos 10%. Enquanto isso, o varejo tradicional segue com números bem mais modestos.
Potencial do e-commerce em Pernambuco
Apenas no primeiro semestre de 2019, os pernambucanos fizeram 1,7 milhão de pedidos em lojas online. É o que revela a plataforma de inteligência de mercado para e-commerce Compre & Confie. A iniciativa visa estabelecer uma rede de confiança no mercado digital nacional, reunindo a participação de empresas e consumidores.
O que significa esse volume de pedidos para as lojas online? Estamos falando de um total de R$ 857 milhões em faturamento, apenas nos seis primeiros meses do ano. Ou seja, Pernambuco é o segundo estado do Nordeste com maior participação no comércio eletrônico regional.
Confira o ranking dos três primeiros nesse período:
1. Bahia: 2,7 milhões de compras, com 1,3 bilhão em faturamento.
2. Pernambuco: 1,7 milhão de compras, com R$ 857 milhões em faturamento.
3. Ceará: 1,3 milhão de compras, com R$ 661 milhões em faturamento.
Tíquete médio do e-commerce em Pernambuco
Em relação ao tíquete médio, o e-commerce em Pernambuco também ocupa a segunda posição. Os pernambucanos gastam, em média, R$ 492,00 em cada compra. Nesse quesito, os cearenses lideram, com a média de R$ 518,00. Já entre os baianos, o valor é de R$ 482,00.
Ainda de acordo com a pesquisa, as compras masculinas no Nordeste representam 52,4% do total do faturamento, contra 47,6% das mulheres. No entanto, o público feminino supera no volume de compras de menor valor. É o caso de itens de moda e beleza, por exemplo.
O que mais vende no e-commerce em Pernambuco
Uma outra pesquisa, divulgada pela plataforma Loja Integrada, em 2018, revelou os segmentos que mais faturavam no e-commerce em Pernambuco:
1. Acessórios automotivos
2. Fitness e suplementos
3. Artigos para bebês
4. Games
5. Moda e acessórios
Números gerais no NE
O Nordeste é a região brasileira com o maior número de estados: são nove ao todo. Cada um com suas especificidades mercadológicas. Assim, eles representam 12% do mercado do e-commerce nacional. Em termos gerais de segmentos mais vendidos em toda a região, a configuração é a seguinte:
1. Telefonia
2. Informática
3. Eletrodomésticos
4. Entretenimento
5. Moda e acessórios
Investimento acessível
Foi-se o tempo em que abrir um e-commerce custava caro para empresas de menor porte. De acordo com levantamento do Sebrae, 90% das lojas online no país hoje são mantidas por PMEs. Além da possibilidade de se investir em um site 100% próprio, existem hoje plataformas pré-prontas de criação.
Outro aspecto é que vender pela internet é extremamente positivo para todos os nichos de negócios. Com sede aqui no Recife, a RecLead é uma prova disso. Apenas nos últimos três anos, recebemos pedidos de projetos de e-commerce para segmentos bastante variados como:
- loja de máquinas e ferramentas;
- produtos de papelaria, material escolar e informática;
- cursos online;
- venda de aplicativos de serviços;
- consultoria de coach.
05 dicas antes de abrir uma loja online de sucesso
Saiba como seus clientes pesquisam
Ter um público-alvo já é de praxe para todo empreendedor. No entanto, na internet é preciso compreender mais a fundo o comportamento dos seus consumidores em potencial. Por isso, dedique-se a uma pesquisa de persona antes de definir o mix de produtos a serem cadastrados.
Compreenda aspectos mais aprofundados sobre como seu produto ou serviço é procurado espontaneamente na internet. Caso precise de ajuda sobre como elaborar uma persona, acesse a seção Materiais Ricos do nosso site. Lá, você encontra um eBook gratuito com tudo o que precisa saber.
Escolha a plataforma de acordo com seu orçamento
Ter um site de vendas 100% próprio é o ideal para quem deseja total autonomia e espera crescimento rápido. No entanto, caso seu orçamento seja curto e você não vê a hora de conquistar sua fatia no comércio eletrônico, há soluções mais acessíveis.
Embora limitadas, plataformas pré-prontas de criação de e-commerce são uma opção viável. Nelas, é possível criar uma loja virtual em pouquíssimo tempo, de forma simples, pagando uma mensalidade. Portanto, para quem não espera um grande volume de vendas inicial, é uma boa maneira de começar e sentir o mercado.
Avalie a melhor logística
Atualmente, os e-commerces em fase inicial optam pelo serviço de entrega dos Correios. De fato, sai bem mais em conta do que fechar contrato com uma transportadora e o serviço é satisfatório. Por outro lado, caso a demanda aumente consideravelmente, as transportadoras garantem a eficiência no grande volume de entregas.
Mas não esqueça: a logística inclui também a relação com seus fornecedores e o armazenamento dos produtos. Assim, uma integração desses fatores de maneira otimizada é decisiva para o bom funcionamento do projeto.
Meios de pagamento
Estude as maneiras que garantam maiores facilidades para o seu consumidor e melhor resposta para o seu fluxo financeiro. Dentre as opções estão:
- gateways de pagamento;
- intermediadores;
- transferências bancárias;
- boletos bancários.
Planeje ações de marketing digital
Você abriria uma loja física em uma rua onde ninguém costuma trafegar, sem criar ações de marketing para trazer pessoas ao seu PDV? Lógico que não! Portanto, o mesmo vale para a sua loja online. Após inaugurada, ações de marketing digital serão essenciais para atrair consumidores.
Por isso, ao longo do projeto de criação do seu e-commerce, reserve um orçamento para uma divulgação mais maciça. Ofertas de inauguração, descontos para indicações e outros mecanismos devem ser elaborados e divulgados. Após a fase inicial, o marketing digital deve continuar constante com ações estratégicas. Por exemplo, em datas sazonais relevantes para o seu negócio!
Invista em um e-commerce em Pernambuco e conquiste sua fatia do mercado
Como vimos ao longo desse blog post, o e-commerce em Pernambuco e em todo o país cresce com incrível potencial. Tem dúvidas em relação ao momento ou maneira como sua empresa pode começar a vender online? Então converse com um dos nossos consultores e esclareça suas dúvidas!
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