O que você verá
Quer saber como ter um blog corporativo protagonista na presença online da sua empresa? Saiba como estruturar seu blog e planejar conteúdos eficazes na atração de potenciais clientes e em vários outros aspectos!
Um blog alimentado com publicações estratégicas e planejadas é hoje o método mais eficiente de atração contínua de potenciais clientes. Mas, como ter um blog que traga resultados realmente expressivos para o seu negócio e entregue valor genuíno ao público?
Além de atrair continuamente potenciais clientes, um blog bem trabalhado trará vários outros benefícios para a sua empresa. Conheça aspectos fundamentais para que um blog corporativo cumpra sua missão para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.
A escolha da plataforma: como ter um blog sem dificuldades
Existem várias opções de plataformas para você trabalhar. Mas, sem dúvidas, o WordPress é a melhor de todas. Por quê? Pela possibilidade de fácil customização, usabilidade e responsividade.
Não é à toa que a plataforma mais utilizada em todo o mundo. Você verá como é simples e intuitivo subir seus blog posts, editá-los e otimiza-los em poucos minutos.
Calendário editorial e montagem de pautas
Vale ressaltar que a periodicidade faz toda a diferença para que seu blog traga retorno em audiência. Para isso, é fundamental elaborar um calendário editorial com pautas pré-estabelecidas e que atendam ao objetivo maior do blog.
Na hora de montar a pauta, procure reunir as seguintes informações:
- tema;
- persona;
- estágio do funil de vendas;
- fontes para pesquisa;
- Call-to-action (CTA) específico.
A síntese de um blog post eficaz
Para que um blog post não se torne um mero texto perdido na web, ele precisa ter uma boa relação entre três pilares: objetivo; relevância; otimização.
1. Objetivo
- Para o quê o post servirá: Aumentar o tráfego no site corporativo? Atrair futuros leads em uma estratégia Inbound? Nutrir leads em estágio intermediário do Funil de Vendas? Conduzir leitores a uma Landing Page específica?
- Para quem se está escrevendo: Antes de escolher um tema e escrever a primeira linha, é preciso conhecer a fundo o perfil de quem você deseja atenção. Ou seja, ter uma persona bem definida! Em nossa seção Materiais Ricos, você encontra um eBook com tudo o que precisa saber sobre personas.
2. Relevância
Diante da grande oferta de conteúdo na internet, apenas os mais relevantes conquistarão a atenção do público. Por isso, argumentos genuínos e contundentes são essenciais e é preciso que a redação atenda a esses quesitos. A dica aqui é: mesmo que você domine bem o assunto a ser escrito, não deixe de pesquisar o que outras fontes confiáveis falam sobre o tema. Isso irá enriquecer ainda mais o seu conteúdo.
Só não vale copiar outros conteúdos e publicar em seu blog. Além dos direitos autorais, essa prática poderá fazer com que o seu blog seja penalizado no ranqueamento do Google.
3. Otimização
Todo texto bem escrito na web é destinado não apenas às pessoas, mas também ao algoritmo do Google. É com técnicas de Otimização de Sites – SEO que um blog post ganhará destaque nos resultados de pesquisas. Mais abaixo, você verá os principais aspectos a serem trabalhados para ranquear bem seus blog posts. Antes, vamos a algumas dicas de estrutura textual.
Escaneabilidade: uma estrutura textual favorável
A tendência dos leitores em blogs é procurar identificar o mais rápido possível se aquele conteúdo realmente interessa a eles. Assim, blog posts estruturados com técnicas de ‘escaneabilidade’ têm mais êxito na retenção dos leitores.
Quanto mais ‘escaneável’ for o texto, mais facilmente o público identificará a síntese de todo o conteúdo da página, sem precisar ler palavra por palavra. Algumas dicas para deixar seus blog posts bem estruturados são:
Intertítulos
Os intertítulos servem para separar os subtemas do conteúdo principal, auxiliando na organização do texto. Eles facilitam ao leitor identificar mais rapidamente todos os assuntos que serão abordados. Os intertítulos também são um importante aspecto no quesito otimização SEO, como você verá mais abaixo.
Parágrafos curtos
Reunir muita informação em grandes blocos de texto cansa a vista dos leitores. Por isso, procure quebrar argumentos que necessitem de muitas palavras em parágrafos menores, inserindo conectores entre eles para não perder o senso de continuidade de um mesmo argumento.
Utilize imagens
Imagens inseridas entre parágrafos auxiliam a não cansar a vista durante a leitura, principalmente em textos mais longos. No entanto, as imagens devem servir como complemento ao conteúdo textual, contribuindo para a compreensão. Imagens aleatórias ou que sejam de baixa qualidade devem ser evitadas.
SEO: como ter um blog bem ranqueado
Como já dissemos neste artigo, a otimização SEO é fundamental para que seus blog posts fiquem bem ranqueado no Google. Atingir as primeiras posições nos resultados de pesquisa trará mais visibilidade e audiência ao seu blog.
Search Engine Optimization (SEO) é uma área densa e existem mais de 200 fatores de ranqueamento para páginas de web. Aqui neste artigo, focaremos nas 7 principais práticas para otimizar suas publicações no blog:
1. Palavra-chave:
Todo a otimização SEO gira em torno de uma palavra-chave estrategicamente escolhida. Essa keyword deve ser inserida com densidade ao longo do conteúdo, mas sem ser algo forçado demais para não comprometer a qualidade do texto. O algoritmo do Google tem a capacidade de interpretação semântica e você pode utilizar sinônimos e outras palavras relacionadas a principal.
Você pode pesquisar o volume de buscar por uma determinada palavra-chave utilizando ferramentas como: Google Keyword Planner, SEMrush entre outras.
2. Título:
É a partir dele que os leitores vão decidir começar a ler ou não. Além de escolher um título chamativo, procure ser claro sobre o assunto da publicação. É imprescindível que a palavra-chave esteja presente, de preferência no início da frase. Além disso, procure não inserir títulos muito longos. O ideal é até 70 caracteres, para que ele não seja cortado por reticências nos resultados de pesquisa.
3. Heading Tags:
É o nome técnico para os intertítulos. Você pode inserir intertítulos secundários e terciários, de acordo com a hierarquia das informações. É fundamental que a palavra-chave esteja em pelo menos um dos intertítulos.
4. Otimização das imagens:
Não devem ser pesadas demais, para não dificultar o carregamento da página. É necessário que o título do arquivo da imagem seja uma descrição que contenha a palavra-chave. Ao inserir a imagem na plataforma do blog, você terá o campo “texto alternativo” (alt text). Insira nele uma breve descrição do que contém na imagem para o caso dela não abrir no carregamento da página.
5. Links internos e externos:
Os bots do Google vasculham todos os textos na internet e entram em seus links para analisar a relação e relevância entre eles. Assim, em seus blog posts, insira links de outras publicações do seu blog ou de páginas do seu site. Essas conexões internas mostrarão que seu site/blog é focado no assunto, além de poder conduzir seus leitores a outras páginas suas.
Já links externos agregarão valor ao seu conteúdo. Você pode inserir, por exemplo, um link de alguma pesquisa, estudo ou notícia que se relacione ao tema que você escreveu.
6. URL:
É o endereço de qualquer página na web. Ao inserir seu blog post na plataforma de publicação, procure editar a URL, inserindo um resumo do título da publicação. Caso contrário, a URL será publicada com uma série de números aleatórios ao final.
7. Meta description:
É o texto secundário que aparece abaixo do título nos resultados de pesquisa dos buscadores. Assim como a URL, antes de publicar seus blog posts, edite o campo meta description com um texto curto que explique a síntese do conteúdo. Algo em torno de 150 caracteres.
É hora de botar a mão na massa!
Se você queria saber como ter um blog mais eficiente, espero que este conteúdo tenha ajudado. Agora, procure pôr em prática as técnicas aqui apresentadas e conquiste uma maior e mais qualificada audiência.
Com o Marketing de Conteúdo, sua empresa será encontrada espontaneamente pelos consumidores em potencial. Portanto, mantenha um calendário de publicações regulares e aumente o tráfego no seu site e a geração de leads!
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