O uso do ChatGPT no Marketing Digital: veja o que ela mesma diz

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O uso do ChatGPT no Marketing Digital

Até onde é interessante e assertivo utilizar a ferramenta ChatGPT no Marketing Digital? A RecLead resolveu “entrevistar” a própria inteligência artificial sobre o assunto; veja o que ela respondeu

Ser lido não é o suficiente! Como uma verdadeira arte, a produção de um texto que cative um público, desperte sensações, desejo ou intenção, sempre foi um ofício dependente de labor técnico-humano. Mas, afinal, o uso da ferramenta ChatGPT no Marketing Digital poderá substituir o trabalho profissional de produtores de conteúdo e outros especialistas?

A inteligência artificial ainda está em desenvolvimento, mas já causa muito frisson. E não é por menos! Por isso, a agência  RecLead provocou a própria ferramenta a nos trazer respostas para alguns questionamentos fundamentais, como:

  • Afinal, o que é o ChatGPT?;
  • A Inteligência Artificial substituirá expertise humana profissional?
  • Como produtores de conteúdo podem utilizar bem a ferramenta?
  • É fundamental continuar a investir em profissionais de marketing especializados?

A redação da RecLead já utiliza a ferramenta desde o início do ano e te traz aqui as respostas para esses questionamentos.

O que você verá

O que é o ChatGPT?

Para que você possa ter uma definição baseada de acordo como a própria ferramenta se autodefine, resolvemos pedir à mesma para que lhe explicasse de maneira resumida. Eis o resultado:

“Eu sou o ChatGPT, um modelo de linguagem de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. Fui treinado em uma grande quantidade de dados de linguagem natural e projetado para conversar com os usuários de uma maneira semelhante à de um humano. Minha capacidade de entender e gerar linguagem permite que eu forneça respostas para uma ampla gama de perguntas e conversas. Estou disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para ajudar com qualquer dúvida ou problema que você possa ter”.

ChatGPT no Marketing Digital

O uso do ChatGPT no Marketing Digital sem expertise profissional

O entendimento aprofundado sobre diversas questões relacionadas a uma marca é o ponto de partida para qualquer bom profissional de marketing planejar e pôr em prática as ações de maneira estratégica; e que gerem bons resultados!

A partir dessa compreensão, nenhum profissional bem capacitado na área de marketing digital – principalmente na produção de conteúdo – deve enxergar a ferramenta ChatGPT como uma mera terceirização completa de tarefas, muito menos como uma ameaça à sua profissão.

Sobre essa relação entre a inteligência artificial e a expertise de um profissional da área no comando de sua utilização, a ferramenta ChatGPT também nos responde sobre a questão da seguinte maneira:

“Como modelo de linguagem, minha capacidade de produzir conteúdo de marketing é baseada na minha habilidade em gerar textos que sigam as regras gramaticais e sejam coerentes.

No entanto, a qualidade e eficácia do conteúdo de marketing depende de vários fatores, como a compreensão da marca, do público-alvo, da mensagem a ser transmitida e dos objetivos de negócios.

Embora eu possa gerar textos de marketing em uma variedade de estilos e formatos, é importante ter em mente que a criação de um conteúdo de marketing bem-sucedido é um processo colaborativo que envolve não apenas a habilidade em escrever, mas também um entendimento profundo do negócio e do público-alvo.

Nesse sentido, a ajuda de um profissional de marketing pode ser valiosa para garantir que o conteúdo produzido seja apropriado para a marca e eficaz em atingir seus objetivos”.

Dicas para produzir conteúdo relevante com ChatGPT para Marketing Digital

Como pudemos conferir com base nos argumentos da própria ferramenta ChatGPT, um conteúdo altamente relevante e estratégico de marketing digital não pode ser produzido apenas por ela mesma.

Para as empresas que ainda não contam com profissionais especializados na área, a RecLead deixa aqui algumas dicas para que a ferramenta possa ser utilizada com mais assertividade:

  1. Identifique seu público-alvo e objetivo: antes de começar a produzir o conteúdo, é importante ter uma compreensão clara do público-alvo e dos objetivos de negócios que deseja alcançar. Isso ajudará a orientar a escolha do estilo e formato do conteúdo.
  2. Escolha um formato: existem muitos formatos diferentes de conteúdo de marketing digital, incluindo postagens em mídias sociais, blogs, e-mails, whitepapers, entre outros. Dependendo do objetivo, escolha o formato de conteúdo mais apropriado.
  3. Forneça informações detalhadas: para gerar um conteúdo relevante e de qualidade, é importante fornecer informações detalhadas sobre a mensagem que deseja transmitir, bem como sobre a marca e o público-alvo. Dica extra: faça várias perguntas complementares, a partir das respostas iniciais, para aprofundar o tema em questão.
  4. Utilize palavras-chave: no caso de textos para site/blog, otimize o conteúdo com técnicas de SEO. É importante usar palavras-chave relevantes ao longo do texto. Pesquise as palavras-chave relevantes para o seu negócio e o tema em questão, e insira na hora da edição do texto para tentar ranquear melhor no Google.
  5. Revisão e edição: é importante revisar e editar o conteúdo para garantir que ele esteja coerente, claro e transmita a mensagem correta. Certifique-se de fazer as correções necessárias antes de publicar o conteúdo.

Observação final do ChatGPT

“Lembre-se de que a produção de conteúdo de marketing digital é uma atividade colaborativa, e embora eu possa ajudar a gerar texto, é importante trabalhar em conjunto com um profissional de marketing para garantir a qualidade e eficácia do conteúdo”.

O que você acha das ferramentas de inteligência artificial, como ChatGPT e outras, que estão surgindo nos últimos meses? Deixe seu comentário abaixo!


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